Para falar sobre combate ao tráfico, PF exibe "carrões" em shopping da Capital
Dodge Challenger Hellcat e Chevrolet Silverado são bens apreendidos de traficantes que viraram viaturas
Quem nunca viu ou ouviu falar sobre as "viaturas ostentação" da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul terá a oportunidade de matar a curiosidade. É que nesta segunda-feira (13), a corporação inaugurou exposição dos "carrões" apreendidos de traficantes e transformados em veículos funcionais, utilizados pela PF nas operações de combate ao crime organizado, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A mostra vai até 26 de junho, Dia Internacional Contra Abuso de Drogas e Tráfico Ilícito, no Shopping Campo Grande. O objetivo, segundo a PF, é atrair visitantes para conscientizá-los a respeito dos problemas sociais desencadeados pela venda e consumo de entorpecentes.
Os veículos de luxo, um Dodge Challenger Hellcat e uma Chevrolet Silverado, foram apreendidos pela PF no desenrolar da Operação Status, contra grupo criminoso dedicado ao tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. O alvo foi patrimônio de R$ 230 milhões, irrigados pelo tráfico de cocaína e a operação, em parceria com a polícia do Paraguai, prendeu o "Clã Morinigo", em 2020.
O sequestro de bens tem o intuito de descapitalizar as quadrilhas, explica a PF.
Em uso hoje pela corporação em Mato Grosso do Sul, o Hellcat, modelo superesportivo de médio porte fabricado pela Dodge, possui motor V8 e potência de 900 cv (alterado). O carro é capaz de ir do 0 aos 100 km/h em apenas 4 segundos. Pesa pouco mais de 2 mil kg e tem cerca de 5 metros de comprimento.
Já a Silverado é uma pick-up americana, com quase 6 metros de comprimento e 3 toneladas, visual agressivo e imponente, que possui motor V8 com 426 cavalos de potência.