Para renovar “verde”, moradores do Itamaracá plantam 25 árvores em praça
Ação é parte do projeto ECOmunitário, que também distribuiu mil mudas de hortaliças à população
Para recuperar o "verde" da praça do bairro, na manhã deste sábado (9), moradores do Jardim Itamaracá, em Campo Grande, participaram do plantio de 25 árvores nativas e frutíferas na Praça Arena Deus é Dez, localizada na Rua Eufrates. A ação, promovida pelo projeto ECOmunitário, também distribuiu mil mudas de hortaliças à população.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
No último sábado, moradores do Jardim Itamaracá, em Campo Grande, participaram do plantio de 25 árvores nativas e frutíferas na Praça Arena Deus é Dez, como parte do projeto ECOmunitário. A ação, que também distribuiu mil mudas de hortaliças, foi apoiada pela Agraer e visou revitalizar a área, que estava coberta de lixo. Johnny Fernandes, presidente da associação local, destacou a importância da atividade para promover a consciência ambiental e reduzir o descarte de resíduos. O projeto, que já planeja novas edições, também ofereceu orientação jurídica gratuita aos moradores, evidenciando a colaboração entre a comunidade e instituições governamentais.
A iniciativa, que contou com a participação de adultos e crianças, foi apoiada pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), responsável pela preparação do solo e orientações técnicas durante o plantio.
Para o morador do bairro e presidente da associação Projeto Deus é Dez, Johnny Fernandes, a ação também resgata o valor ambiental da praça, antes coberta por lixo. "Nossa escolinha ajudou no plantio, e as crianças ficaram empolgadas ao mexer com a terra", relata.
Morador da região desde os sete anos, Johnny destaca que esta foi a primeira ação de plantio organizada na praça e que ela traz benefícios para crianças e adultos. “Além de promover consciência ambiental, buscamos reduzir o descarte de lixo na praça, que é frequente entre os que consomem bebidas por aqui”.
Segundo o subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz Silva, o projeto atendeu uma demanda dos próprios moradores, que solicitaram o plantio para revitalizar a área verde.
Ele explica que ações como essa são realizadas em parceria com órgãos do governo e instituições privadas, com foco em comunidades que precisam de melhorias ambientais. “Algumas comunidades solicitam à subsecretaria que ajude a melhorar a qualidade de moradia e na restauração da vegetação, que muitas vezes foi arrancada ou queimada”.
Além do plantio de árvores, a ação deste sábado ofereceu orientação jurídica gratuita aos moradores, em parceria com acadêmicos de Direito da Faculdade Insted, e realizou a doação de livros para as crianças.
Próximas edições - Esta foi a segunda edição do projeto Cidadania ECOmunitária, promovido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, vinculada à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), e marcou o encerramento das ações de 2024.
No entanto, há planos para retomar atividades semelhantes no próximo ano. Uma nova ação de plantio já está prevista para o evento Perifeirarte, no dia 8 de dezembro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.