ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Para sindicato, falta de pediatras reflete atraso salarial e migração de médicos

Santa Casa suspendeu o atendimento pediátrico no Prontomed por falta de equipe para plantão

Aline dos Santos | 23/12/2021 09:02
Para sindicato, falta de pediatras reflete atraso salarial e migração de médicos
"O sindicato espera e torce para que consiga manter o salário em dia, com os médicos fidelizados", diz Marcelo Santana. (Foto: Marcos Maluf)

A falta de profissionais para a escala de plantão, que levou a Santa Casa de Campo Grande a suspender o atendimento pediátrico na Prontomed, tem duas justificativas na avaliação do SinMed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul). Segundo o presidente Marcelo Santana Silveira, a situação reflete o histórico de atrasos salariais e a migração dos médicos para outros postos de trabalho, tanto na prefeitura quanto na rede privada.

“Na realidade, tem histórico de problema de pagamento do profissional médico. No mês retrasado, houve atraso, aí pagaram. A gente sabe que a atual administração está se esforçando, mas essa questão desestimula um pouco. Com relação à pediatria, foram abertos novos campos de trabalho. Acredito que tenham migrado para outros locais. O sindicato espera e torce para que consiga manter o salário em dia, com os médicos fidelizados. É importante para o Estado”, afirma o presidente do SinMed.

Ontem, a Santa Casa anunciou a suspensão do atendimento pediátrico no Prontomed para pacientes de convênios e do SUS (Sistema Único de Saúde). Pacientes beneficiários do plano Santa Casa Saúde deverão procurar o hospital da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul). O hospital ainda não tem previsão de quando deve terminar a suspensão.

Em nota, a Santa Casa esclareceu que as autoridades foram informadas sobre a situação e recomendou que a rede pública encaminhe os pacientes a outros locais aptos ao atendimento.

“Desta forma, a instituição segue com indisponibilidade de profissionais para atuar nos atendimentos pediátricos, sendo necessária a interrupção temporária do atendimento no pronto-socorro pediátrico a partir desta data. A decisão foi notificada oficialmente às autoridades competentes, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina e secretarias de Saúde do Estado e Município, e foi solicitada ainda, dentro de suas prerrogativas legais, em caráter emergencial, que viabilizem meios para que os pacientes pediátricos sejam encaminhados para outros serviços”, diz o comunicado da Santa Casa.

Temporário - O Hospital da Cassems informa que irá atender temporariamente as demandas de urgência e emergência da pediatria dos pacientes do plano de saúde da Santa Casa. Atendimento que já foi realizado durante os períodos de picos pandêmicos em 2020 e 2021.

“O impacto do atendimento desta demanda para o Hospital Cassems Campo Grande é mínimo e não prejudica, de maneira nenhuma, o fluxo de beneficiários da Caixa dos Servidores na unidade hospitalar. Desta maneira, o número de profissionais e a estrutura é adequada para os atendimentos. Salientamos, ainda, que, em casos de internação, os pacientes são encaminhados para a Santa Casa”.

(*) Matéria editada às 10h36 para acréscimo de informação.

Nos siga no Google Notícias