Passeio ciclístico em homenagem ao trabalhador reúne 5 mil pessoas
Tradicional no calendário do feriado de 1º de Maio, o passeio ciclístico do Dia do Trabalho deve reunir cinco mil ciclistas nesta segunda-feira em Campo Grande. A pedalada será entre a Avenida das Bandeiras e os altos da Afonso Pena. Para quem participa, há o estímulo do sorteio de 30 bicicletas.
Os irmãos Leandro e Luciano, de 12 e 10 anos, respectivamente, contam que participam há alguns anos do passeio para se divertir e com expetativa de ganhar um dos prêmios. Cley Souza, 41 anos, pai dos meninos, abriu mão de trabalhar hoje para se divertir com a família. A esposa Vânia Rodrigues, 42 anos, também participa da pedalada.
Em meio as bikes, a bicicleta do aposentado Clodibe Rocha, 68 anos, rouba a cena. Com uma grande roda dianteira e uma minúscula na parte de trás, o modelo é inspirado na bicicleta usada em filme do ator de cinema mudo Charles Chaplin. O aposentado participa há 25 anos da pedalada. “Só faltei em dois anos por motivo de saúde. É uma atividade muito gostosa”, afirma Clodibe.
Organizados do passeio, o empresário e ex-vereador Clemêncio Ribeiro diz que a festa é realizada há 27 anos e exalta os amantes da bicicleta. “Quando comecei tinha uma lojinha. E graças ao trabalho e às pessoas que amam a bicicleta tenho essa estrutura”. O recorde de participantes foi em 1998, quando reuniu 18 mil pessoas.
De bicicleta, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) afirma que o evento é muito importante para comemorar o dia do trabalhador. “Mesmo em momento de crise, a força e a determinação do trabalhador faz a cidade cada vez mais próspera. Os trabalhadores que fizeram a Capital tão grande como ela é”, diz.