Peixes começam a povoar tanques do Aquário do Pantanal
Conforme o cronograma três tanques já receberam os moradores definitivos neste mês
Os peixes do Aquário do Pantanal começaram a ser transferidos para a casa definitiva deles neste mês de março, conforme anunciado pelo ex-secretário de Estado de Obras e Infraestrutura, Murilo Zauith (DEM). Três tanques já receberam cerca de 40 peixes que já mostraram boa adaptação ao novo espaço.
Segundo o biólogo coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Heriberto Gimênes Júnior, o cronograma para povoamento dos tanques está sendo mantido.
“Assim que os tanques vão ficando prontos nós fazemos a transferência dos peixes. Falta acabamento nos outros tanques para poder levar os demais. Mas por enquanto estão todos super bem, se reproduzindo e sendo utilizados para pesquisas”, destacou.
A assessoria de imprensa da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) informou que os aquários já impermeabilizados, com cenografia concluída e sistema de suporte à vida funcionando estão sendo povoados. Em abril será aberta as propostas para definir a nova empresa que vai assumir a implantação do sistema de suporte à vida dos demais tanques. De forma gradativa os peixes serão transferidos nos próximos meses.
Por conta da pandemia, algumas empresas tiveram dificuldade para participarem das licitações e entrega de alguns materiais. Os cronogramas foram ajustados para que não houvesse comprometimento dos prazos.
A Agência ressalta que das 12 frentes de trabalho, duas já foram concluídas (de Substituição dos Vidros e Conclusão da Cobertura Metálica); seis estão em execução (Conclusão da Monocapa, Impermeabilização dos tanques, Cenografia, PCMAT, Climatização e Estrutura Metálica da Passarela), uma está em fase de contratação (Construção Civil) e três estão com licitação em andamento (Sistema de Suporte à Vida, Elétrica e Automação) - com abertura das propostas previstas para o início de abril.
Confira a galeria de imagens: