ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Por dia, 12 donos são notificados pela prefeitura para limpar terrenos baldios

O número, de janeiro a maio, representa mais da metade das emissões durante o ano passado inteiro

Por Geniffer Valeriano | 13/06/2024 08:00
Terreno baldio, localizado na Rua Bororós (Foto: Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo Campo Grande News)
Terreno baldio, localizado na Rua Bororós (Foto: Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo Campo Grande News)

Nos primeiros cinco meses de 2024, cerca de 12 notificações foram enviadas diariamente pela prefeitura a proprietários de terrenos por falta de manutenção. Comparado com o ano passado, o número apresentou um aumento de aproximadamente 3 notificações por dia.

Diariamente o Campo Grande News recebe reclamações acerca de terrenos e casas abandonadas por seus proprietários. Moradores próximos a esses locais sofrem com incêndios, invasões, descarte irregular de lixo nesses locais e incêndios.

O caso mais recente recebido pela reportagem aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (10), quando terreno baldio na Rua Castelnuovo, no Jardim Noroeste, pegou fogo. Empresário da região, Lucas Gonçalves, de 20 anos, diz que a situação já virou rotina. “É a terceira vez que pegou fogo aqui e sempre apagamos. No escritório mesmo não tinha como ficar por causa do cheiro forte de fumaça”.

Conforme a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), em 2023 foram emitidas 3.158 notificações por não limpeza de terrenos. De janeiro a maio deste ano, a secretaria já registrou o envio de mais da metade do ano anterior. Sendo aviadas 1.820 notificações nos primeiros cinco meses de 2024.

Ao todo Campo Grande possui 62 mil inscrições territoriais, porém a secretaria diz não ter como calcular quantos estão em situação de abandono.

“A Secretaria tem atuado de forma ostensiva em relação às fiscalizações voltadas aos terrenos baldios, no entanto, é importante salientar que a atuação da Secretaria ocorre no âmbito administrativo, conforme prevê o Código de Polícia Administrativa do Município de Campo Grande, Lei n. 2909, no que compete a vistoriar e notificar o responsável pelo imóvel para que o mesmo cumpra a legislação vigente”, diz trecho da nota.

Casa abandonada na Rua Autazes, no bairro Aero Rancho (Foto: Direto da Ruas/Arquivo Campo Grande News)
Casa abandonada na Rua Autazes, no bairro Aero Rancho (Foto: Direto da Ruas/Arquivo Campo Grande News)

Caminho da notificação - A Semadur explica que quando o lote ou imóvel é identificado como abandonado, o proprietário é notificado para realizar a limpeza do local. O envio da notificação é realizado através dos Correios por Aviso de Recebimento.

Após receber a notificação, o proprietário possui 15 dias úteis para realizar a limpeza do local. Quando encerrado o prazo, a secretaria encaminha um auditor fiscal para realizar uma nova vistoria do terreno ou imóvel.

“Caso não tenha sido cumprida a notificação, o proprietário então é autuado (multado), de acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município. A multa neste caso varia entre R$ 3.091,50 e 12.366,00”.

Denúncias - A Prefeitura de Campo Grande recebe denúncias de terrenos ou imóveis abandonados através da Central 156. A denúncia também pode ser enviada através do aplicativo Fala Campo Grande 156 ou pelo site fala.campogrande.ms.gov.br.

“Quanto à quantidade de denúncias recebidas não temos como informar, pois o sistema encontra-se com instabilidade, não sendo possível a efetivação do relatório com os dados corretos”, justificou a Semadur.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias