Postos amanhecem quase vazios para vacina de gripe em idosos acima de 90 anos
Segunda etapa de vacinação contra Influenza na Capital começa hoje (11) com idosos de 90 anos ou mais
A movimentação é mais do que tranquila nas unidades de saúde da Capital que estão vacinando a partir de hoje idosos acima de 90 anos contra a Influenza. A segunda etapa da vacinação inclui idosos dessa faixa etária para evitar conflito com as doses contra a covid-19.
Ao todo são 47 unidades de saúde da Atenção Primária que estão aplicando a vacina apenas no período da manhã, das 7h30 às 10h45, e no drive-thru do Parque Ayrton Senna, a vacinação da Influenza segue até 17h.
No Parque Ayrton Senna, pai e filho que foram procurar pela vacina da covid-19 até se surpreenderam. "Achei que fosse estar uma fila um pouquinho maior, porque vimos que ia ter da gripe aqui, mas só está vindo o pessoal da covid mesmo", acredita Gilson Nascimento, de 45 anos.
Aposentado, Leonardo Farias, de 79 anos, tinha ido acompanhar a esposa na segunda dose da vacina da covid. "Ela já tomou, agora só preciso eu me vacinar. Vamos esperar o tempo certo, e quando chegar a nossa vez, tomar a da gripe também", justifica.
Neste ano, a vacinação contra a Influenza por idade prevê o prazo de quinze dias após a aplicação da segunda dose do imunizante contra covid-19 para cada grupo, por isto a campanha está dividida em etapas.
Ao todo são 47 unidades de saúde da Atenção Primária que aplicarão as doses da vacina contra gripe nesta terça apenas no período da manhã, das 7h30 às 10h45 e no drive-thru no Parque Ayrton Senna a vacinação da influenza acontece até às 17h.
Nas unidades básicas o período da tarde será dedicado exclusivamente para vacinação contra covid-19.
Na USF do Aero Rancho, quem aguardava consulta com o médico também relatou tranquilidade na procura pela vacina da gripe. "Vim só consultar com o médico e está bem tranquilo. Está assim desde ontem", comentou o aposentado Albertino José Pereira, de 73 anos.
Na USF do Dom Antônio, a dona de casa Cláudia Moraes Gomes, de 37 anos, também não notou mudança alguma na movimentação. "Para vacina aqui é tranquilo, no geral você precisa agendar tudo, mas a vacina é tranquila", indica.
Nas unidades em que o Campo Grande News esteve, não houve idosos acima de 90 anos vacinados contra a Influenza.
Importante ressaltar que a vacinação acontece exclusivamente nos postos abaixo e somente na parte da manhã, com exceção do drive. Nas unidades básicas o período da tarde é dedicado exclusivamente para a vacinação contra covid-19.