Prefeitura criará cadastro com dados para localizar pessoas desaparecidas
Lei foi aprovada e sancionada; cadastro deverá ter dados das polícias
A Prefeitura de Campo Grande vai criar em sua página na internet um cadastro de pessoas desaparecidas. A iniciativa veio da Câmara de Vereadores e foi sancionada pela prefeita Adriane Lopes em edição extra do Diogrande publicada ontem à noite.
Conforme o texto, o Município vai fazer convênio com órgãos estaduais e federais para ter acesso a banco de dados que contenham os registros. Na página da Prefeitura constarão informações completas sobre a pessoa, incluindo características físicas, se apresenta alguma enfermidade psíquica, o que é relatado muitas vezes por familiares de pessoas que perdem o contato. Segundo a lei, que foi votada há cerca de um mês, o cadastro deverá ser atualizado se surgirem novos dados.
Em abril, a DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios) informou que homens são os que mais desaparecem, principalmente por doença mental ou abuso de drogas e álcool. Os registros da Polícia Civil apontavam, na ocasião, que em Mato Grosso do Sul foram registados 1.839 casos de desaparecimento em 2022, 733 pessoas localizadas e 1.106 ainda não encontradas.