Prefeitura decreta toque de recolher por 15 dias
Fica proibido sair de casa das 22h até as 5h e quem desobedecer pode ser preso
O prefeito Marquinhos Trad (PSD), em transmissão ao vivo na tarde deste sábado (21), anunciou toque de recolher em Campo Grande, já a partir de hoje, como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Fica proibido sair de casa das 22h às 5h, até o dia 5 de abril.
Quem desobedecer o toque de recolher poderá ser preso. Pelo menos 100 guardas municipais farão rondas orientativas e ostensivas, com 50 viaturas.
“A gente está dando ordens e as pessoas continuam nos bares, conveniências, na frente das suas casas, com tereré e arguile. Chega. É um ponto final. Já fechei rodoviária, comércio, determinei suspensão para funcionários acima de 60 anos, do transporte coletivo. As pessoas não estão respeitando”, declarou o prefeito.
Ao lado de Trad na transmissão, o secretário especial de Segurança (Sesdes), Valério Azambuja, disse que o toque de recolher é uma medida de exceção, mas que precisa ser tomada de forma preventiva.
A população poderá denunciar atos de desobediência ao toque de recolher pelo telefone (67) 3314-9955. A central da Guarda Municipal atende pelo número 153.
Crime - Segundo decreto, publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial do município), fica alheio à proibição quem estiver circulando para acessar ou prestar serviços essenciais, desde que comprove a necessidade ou urgência.
Nestes casos, a locomoção deve ser feita, preferencialmente, de maneira individual, sem acompanhante. O decreto ainda permite apreensão de veículos.
A proibição se estende à circulação e permanência de pessoas nos parques, praças públicas municipais, ruas e logradouros.
Quem descumprir o toque de recolher pode ser indiciado por crimes contra a Saúde Pública, como causar epidemia ou infringir medida sanitária preventiva, e de desobediência. As penas vão de multa à cadeia.
Casos - Segundo última atualização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul tem 16 casos confirmados de novo coronavírus - todos eles em Campo Grande. A pasta monitora outras 50 ocorrências suspeitas. O número de notificações é de 235.
*Matéria editada às 18h para acréscimo de informações após a publicação oficial do decreto.