Preso homem que tentou matar desafeto a tiros em prédio da Omep
Além disso, Gabriel Tavares, o "Biel", é apontado pela Defurv como mandante de série de roubos na Capital
Suspeito de tentar matar um rapaz a tiros no prédio abandonado da antiga Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar), em Campo Grande, Gabriel Tavares Sanches, conhecido como "Biel", foi preso nesta segunda-feira (26). Ele foi localizado graças a uma investigação de série de roubos comandada pela Defurv (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos).
No dia da tentativa de homicídio, 8 de abril, Gabriel e o pai, Reinaldo Jaques Sanches - preso no dia 15 de junho - armaram uma emboscada para Jeferson Antônio Barbosa, 38 anos, que foi baleado quatro vezes. No local do crime, foram encontradas 17 capsulas de calibre 9 milímetros.
A confusão ocorreu porque a vítima queria matar Gabriel. “Descobriu que o Jeferson queria achar alguém para matá-lo [Gabriel]. Reinaldo ouviu os disparos e foi até o local para ajudar o filho. Reinaldo tentou atropelar Jeferson que já havia sido baleado”, explicou o delegado Cristian Molinedo, responsável pela investigação da tentativa de homicídio.
Na época do fato, Jeferson foi socorrido e levado para a Santa Casa, onde ficou internado sob escolta policial. Contra ele havia mandado de prisão em aberto e, após receber alta médica, foi preso. À polícia, Jeferson disse que o atirador teria ido ao local fazer cobrança de dívida de drogas, porém, com a intenção de matá-lo.
Roubos - Além de envolvimento nesse caso, Biel também era investigado pela Defurv, que conseguiu localizá-lo nesta segunda-feira (26), em um imóvel no Bairro Recanto dos Pássaros. Lá, foi cumprido o mandado de prisão preventiva.
De acordo com o delegado da Defurv, Caio Macedo, Gabriel negou envolvimento em ambos os crimes. Contudo, investigação aponta que ele é integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) e mandante de uma série de roubos a veículos em Campo Grande. Os crimes investigados ocorreram entre os meses de março e abril deste ano.
A polícia apurou que Biel "contratou" pelo menos quatro menores de idade, com idades entre 15 e 17 anos. Ele encomendava os veículos para os menores que praticavam os roubos e, depois, revendia-os nos países vizinhos, Paraguai e Bolívia. Dois dos veículos foram recuperados quando chegavam à fronteira com o Paraguai. Todos os menores foram identificados e irão responder criminalmente.
Fundadas as diligências, a polícia pediu a prisão preventiva de Biel, que foi decretada pela Justiça. Em uma tentativa de prendê-lo, Biel conseguiu fugir dos policiais em um veículo roubado, por uma avenida movimentada da Capital. Na ocasião, furou diversos sinais vermelhos. Mais tarde, o veículo foi recuperado e a companheira do criminoso foi presa, já que ajudava a ocultar o veículo e sabia ser produto de crime.
A investigação, então, seguiu, com a finalidade de localizar Biel, até a manhã de ontem, quando foi localizado pela Defurv. Agora, ele será encaminhado a um dos presídios da Capital e permanecerá à disposição da Justiça.