Prevendo sobrecarga, Saúde adota plano para organizar unidades e Samu
Ele inclui triagem rápida, escalas extras e ambulâncias em pontos estratégicos de Campo Grande
Acidentes de trânsito, abuso de bebidas, intoxicação e queimaduras são alguns casos que costumam inflar as Unidades de Pronto Atendimento nesta época festiva. Para evitar longas esperas por atendimento e sobrecarga na rede pública, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) está adotando um plano de contingência.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande implementou um plano de contingência para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) durante o período festivo, visando reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde. As medidas incluem triagem rápida para priorizar casos graves, escalas extras de profissionais de saúde e a manutenção de ambulâncias em locais estratégicos. Além disso, foram convocados médicos temporários para reforçar o atendimento, que será mantido 24 horas nas UPAs, CRSs e hospitais, enquanto as Unidades de Saúde da Família terão horários alterados durante as festividades.
Deverão segui-lo 10 unidades de emergência e urgência da Capital e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O documento será distribuído nos locais e as equipes serão orientadas. A previsão é que ele também seja publicado no Diário Oficial de Campo Grande, segundo informou hoje (23) a assessoria de imprensa da Sesau.
Triagem rápida que prioriza casos mais graves, escalas extras para profissionais de saúde e manter ambulâncias do Samu em pontos estratégicos são as principais medidas listadas.
Além disso, o plano indica como será feito o encaminhamento para unidades de saúde e traz protocolos de encaminhamento que priorizam hospitais com maior capacidade.
Reforços - Na última sexta-feira (20), a Sesau reforçou o atendimento convocando 41 médicos temporários para unidades de saúde.
A pasta chamou, ainda, mais 12 profissionais da medicina para substituir vacâncias. A convocação de outros 31 foi renovada. Por último, 74 servidores da saúde foram lotados em unidades.
Atendimento - Todas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), CRSs (Centros Regionais de Saúde), hospitais e Samu seguirão com atendimento 24 horas.
Já as USFs (Unidades de Saúde da Família) vão fechar as portas nos dias 24 e 25 de dezembro e nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Haverá alteração no horário de funcionamento das USFs nos dias 23, 26, 27 e 30 dezembro e 2 e 3 de janeiro. Elas costumam fechar às 19h, mas fecharão às 17h nessas datas. A exceção são unidades que fecham para o almoço, como as dos Bairros Noroeste e Tiradentes: os horários serão mantidos e elas vão funcionar até as 22h.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.