Reconstruído, tuiuiú do aeroporto manterá o mesmo perfil
A escultura de tuiuiú que fica em frente ao Aeroporto de Campo Grande, derrubada pelo temporal do dia 8 de dezembro, será reconstruída pelo seu criador, o artista plástico Cleir Ávila. O início das obras, porém, depende de liberação de recursos da Infraero, que iniciou a licitação de compra do material.
De acordo com Cleir, será utilizada a mesma estrutura, que não sofreu danos. O Tuiuiú será refeito com as mesmas dimensões e esculpido no mesmo estilo, mantendo a característica da obra.
“Idéia é manter o mesmo estilo usando ao máximo a estrutura do antigo. É o que vou tentar. Será utilizado um concreto mais leve que o anterior. Vamos tentar deixar igual. Mas cada obra tem sua característica”, disse o artista plástico.
Construída em 2000, a obra representa a ave símbolo do Pantanal e é uma das primeiras imagens vistas por quem chega a Campo Grande de avião.
Para recriá-la Cleir deu uma pausa na construção de uma garça de 19 metros em Rio Verde, que ficará sobre um espelho d’água em uma praça local.
“Terá o mesmo efeito de outras esculturas, como a de Bonito (na praça central). Mas as onas na água darão a impressão de que a cabeça da garça está se movimentando”, revela o artista.