Retomada emissão de passaportes, 105 foram expedidos em MS nesta segunda
O serviço estava suspenso desde o dia 27 de junho, o que gerou acúmulo de 1.036 cadernetas no Estado
No primeiro dia após a liberação de recurso para a Polícia Federal, 105 passaportes foram emitidos nesta segunda-feira (24), em Mato Grosso do Sul. O serviço estava suspenso desde o dia 27 de junho em todo o país, o que gerou 1.036 solicitações do documento no Estado.
De acordo com a Superintendência Regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, os atendimentos mantiveram-se em ritmo normal nos postos da PF de MS que realizam a emissão de passaportes em todo o Estado. A delegada chefe da área, Flavia Matos Michel, ressalta que os requerentes podem manter a calma, “sem pressa nem correria aos postos, salvo quem tem viagem próxima”.
"A partir do momento que recebermos os passaportes da Casa da Moeda, estes serão entregues normalmente, seguindo a ordem em que foram emitidos", disse a delegada.
A PF esclarece ainda que durante o período em que a Casa da Moeda estiver emitindo os documentos, "o prazo normal de entrega pela PF [10 dias] não será cumprido em função da demanda acumulada na Casa da Moeda". A espera pode chegar a 30 dias.
Nesta segunda-feira foram emitidos 75 passaportes em Campo Grande, 13 em Dourados, 13 em Três Lagoas e quatro em Corumbá. A unidade de Naviraí só emite os documentos às quartas e sextas-feiras e o posto de Ponta Porã não está emitindo passaportes porque o equipamento está em manutenção.
No fim de junho, a suspensão da impressão foi comunicada pela Policia federal sob alegação de orçamento insuficiente para as atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.
Durante esse período, cerca de 175 mil passaportes deixaram de ser confeccionados e passarão a ser processados conforme ordem cronológica dos pedidos.
A Casa da Moeda tem condições de imprimir cerca de 15 mil passaportes por dia. Até a paralisão, a demanda diária era de 11 mil documentos, aproximadamente.
Na última sexta-feira (21), Com o recebimento de recursos de aproximadamente R$ 102 milhões, a Polícia Federal anunciou a retomada da impressão de passaportes.