Salões de beleza apostam em agendamentos e suspendem até cafezinho e bolo
Estabelecimentos precisam cumprir compromissos de biossegurança para frear dissipação do novo coronavírus
Os salões de beleza e centros de estética estão autorizados a reabrir a partir desta quinta-feira (9), em Campo Grande, após aprovação do plano de contenção de riscos e biossegurança. Em adaptação, os estabelecimentos vão priorizar o agendamento e até suspender a tradicional mesa com cafezinho e bolo para o cliente em espera, medidas impostas para evitar aglomerações.
Depois de 17 dias com portas fechadas, Reni Garcia tratou de providenciar a limpeza de seu salão, localizado na Rua 13 de Maio, Centro da Capital. As cadeiras foram distanciadas umas das outras em pelo menos 2 metros, como manda resolução publicada ontem.
Dada a localização do salão de beleza, a demanda espontânea de Reni supera os agendamentos. Mas ela garante que, para evitar tumultos, vai pedir para o cliente voltar mais tarde ou esperar do lado de fora. Como em outros segmentos, o setor de beleza e estética deve reduzir sua capacidade de atendimento em 70%.
Reni conta que conseguiu pequeno desconto no aluguel do imóvel, que fez pouca diferença após passar mais da metade do mês sem nenhuma renda.
“Era abrir agora ou fechar de vez”, decreta Reni.
Ana Paula de Souza, 29 anos, é funcionária comissionada e, por isso, também depende do movimento para honrar seus compromissos. “Não sei como ia pagar as contas se não voltasse a trabalhar”, relata.
Cliente do salão, Patricia Maidana, 20, chegou enquanto o local ainda passava por minuciosa limpeza. “Eu já estava desesperada para fazer a sobrancelha”, disse, enquanto aguardava.
À frente - A rede Morena Mulher foi a responsável pela apresentação do plano de contenção de riscos que permitiu a reabertura de todos os salões de beleza e centros de estética da Capital.
Conforme o diretor de marketing Rodrigo Diniz, o grupo correu para dar orientações e treinamento aos funcionários. Procedimentos como uso de máscara de proteção facial, antes adotados apenas pelas depiladoras, agora passam a fazer parte da rotina de manicures e cabeleireiros.
A demanda espontânea foi suspensa na rede, que passa a atender apenas por agendamentos, a fim de controlar melhor o fluxo de clientes. Cartazes com orientações serão fixados em todas as lojas.
Tradicional, a mesa com cafezinho e bolo para os clientes em espera foi suspensa, também como iniciativa para evitar circulação e aglomeração.
A higienização passa a ser feita com maior frequência, com álcool 70% nas superfícies e pano com água sanitária no piso. Os funcionários passam a operar em regime de escala, a fim de adequar o número de trabalhadores à quantidade de clientes.
Ainda segundo Diniz, o formato de atendimento à domicílio, improvisado pela rede durante o período de portas fechadas para atenuar o impacto no faturamento, foi incorporado em definitivo ao rol de serviços. O sistema tem tabela de preços diferenciada.
Contemplados - Se encaixam na resolução que regulamentou a volta dos salões de beleza os serviços barbearias, maquiagem, esmalterias, estética, micropigmentação e tatuagem; bem como cabeleireiros, barbeiros, manicures, podólogos, esteticistas, tatuadores e body piercers autônomos.
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