Santa Casa alerta para superlotação, com 75 pacientes acima da capacidade
Hospital é o único a atender casos graves que não sejam em decorrência da covid-19 em Campo Grande
A Santa Casa de Campo Grande divulgou que possui 75 pacientes sendo atendidos acima da capacidade nesta quinta-feira (20). Vale lembrar que o hospital tem sido o único na Capital a receber pacientes graves que não sejam de covid-19.
Conforme a instituição, há pelo menos 21 hospitalizados em área vermelha do pronto-socorro, que tem capacidade para apenas seis casos graves. Quatro desses pacientes estão em ventilação mecânica.
Já na área verde do pronto-socorro, projetada para receber seis pessoas, são 40 pacientes sendo atendidos, sendo que 29 deles estão internados aguardando vaga nas enfermarias.
No centro cirúrgico há sala interditada com paciente grave aguardando vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), atrasando o fluxo de procedimentos no hospital.
Dados do governo estadual divulgados hoje indicam que a macrorregião de saúde de Campo Grande - que engloba pacientes e estruturas de outros municípios - possui, no geral, ocupação de 105%. Portanto, todos os leitos de terapia intensiva estão ocupados e ainda há excedente (5%).
Conforme boletim publicado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), essa superlotação é justificada por unidades hospitalares que não foram habilitadas oficialmente pelo Ministério da Saúde, mas que já funcionam com recursos dos municípios e Estado.