ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Santa Casa investiga 1º caso provável de coronavírus e jovem fica 10h isolado

Rapaz deu entrada com sintomas de gripe, após contato com amigo que esteve na China há menos de 15 dias, mas doença foi descartada

Ângela Kempfer e Viviane Oliveira | 30/01/2020 10:21
Quarto de isolamento preparado para receber casos suspeitos de coronavírus. (Foto: Marcos Maluf)
Quarto de isolamento preparado para receber casos suspeitos de coronavírus. (Foto: Marcos Maluf)

Um jovem de 21 anos foi o 1º "caso provável" de coronavírus em Mato Grosso do Sul. O rapaz deu entrada ontem na Santa Casa de Campo Grande, às 8h15, com histórico de dores musculares, tosse seca, sensação de febre e falta de ar ao fazer exercício. Aos médicos, contou que teve contato com amigo que viajou à China nos últimos 15 dias, por isso acendeu o alerta na equipe médica.

Segundo a Santa Casa, a suspeita foi afastada no mesmo dia, depois de o jovem passar por exames complementares. No período em que ficou no hospital, permaneceu em isolamento para vigilância epidemiológica, seguindo protocolo determinado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

O paciente foi liberado às 20 horas de quarta-feira (29), após 10 horas em isolamento, porque "após a finalização dos exames e avaliação dos especialistas foi descartada a suspeita para coronavírus", reforça a Santa Casa. 

O hospital explica que a primeira classificação de paciente com sintomas é de "caso provável" e depois de exames laboratoriais as secretarias de saúde são notificadas, para que então seja enquadrado como "caso suspeito". No episódio do rapaz de 21 anos, a notificação não ocorreu porque o coronavírus foi refutado após os testes. 

Infectologista da Santa Casa, Priscila Alexandrino. (Foto: Marcos Maluf)
Infectologista da Santa Casa, Priscila Alexandrino. (Foto: Marcos Maluf)
Quarto de isolamento do Prontomed da Santa Casa (Foto: Marcos Maluf)
Quarto de isolamento do Prontomed da Santa Casa (Foto: Marcos Maluf)

Reunião - O caso foi teste para o primeiro teste para o hospital. Na manhã desta quinta-feira, ocorreu a primeira reunião do "Comitê de Contingenciamento", criado pela Santa Casa, para estabelecer estratégias e diretrizes para atendimento de casos prováveis e suspeitos de Coronavírus.

Participaram da conversa, profissionais de serviços de controle hospitalar, além de coordenadores das equipes médica, de enfermagem e fisioterapia da Santa Casa. 

A infectologista Priscila Alexandrino lembra que os sintomas que devem ser observados pela população são os mesmos de qualquer vírus da gripe, como tosse e febre. O alerta é para que as pessoas evitem, inclusive, viagens internacionais e adotem pequenos cuidados, como lavar as mãos com frequência e usar álcool gel.

Cercado - No Brasil, já são nove casos suspeitos de coronavírus, distribuídos por 6 estados, 3 deles fazem divisa com o estado: Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Também integram a lista Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará. O governo do Paraguai também divulgou ontem que investiga um caso no país que faz fronteira com Mato Grosso do Sul. 

Nos siga no Google Notícias