Santa Emília conquista unidade de saúde com médicos cardiologistas e psiquiatras
Obra estava paralisada há sete anos e agora irá atender mais de 12 mil moradores do bairro e entorno
Foi inaugurada nesta sexta-feira (26), a Unidade de Saúde da Família Jeferson Rodrigues de Souza, do bairro Santa Emília. O local vai atender mais de 12 mil moradores da região e era esperado desde 2015. A novidade anunciada pela prefeitura é que esta é a décima unidade da Capital que vai atender os usuários com especialidades médicas. Já tem disponível no local cardiologista e psiquiatra.
O projeto criado em 2007 custou mais de R$ 2,2 milhões. Apesar de ter recebido emendas do senador Nelsinho Trad (PSD) e contrapartida do município quando foi retomada, teve que ser paralisada novamente por conta da pandemia. As obras foram reiniciadas uma segunda vez em 2021 e concluídas hoje.
“Foi uma verdadeira odisseia. Mas conseguimos entregar. Esta é nossa 73ª unidade de saúde de Campo Grande. Representa mais um avanço para a saúde da população. No início da gestão éramos a última capital em gestão primária e agora estamos em sexto lugar no ranking nacional”, afirmou o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.
O município terá que arcar com R$ 160 mil por mês para pagar os salários aos servidores até que o Ministério da Saúde habilite a unidade e banque a folha de pagamento com recurso federal. “O diferencial é a estrutura para oferecer teleconsulta. Já começamos com atendimento de cardiologista e psiquiatra. Em breve terá dermatologista e ortopedista”, anunciou o secretário.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, destacou a importância da entrega. “A obra vai trazer grande melhoria, não só para o santa Emília, mas para a região. Foi um trabalho de muita persistência. Problemas sempre temos, mas vamos enfrentando e levando em diante.”
Para a prefeita, Adriane Lopes (Patriotas), cuida da cidade é responsabilidade de todos. “Agradeço os envolvidos no trabalho. Estamos trazendo além de qualidade de vida, novas oportunidades. Estamos trabalhando todos os dias e convidamos todos para serem cuidadores de Campo Grande e ajudar a fazer a gestão.”
Presidente da Associação dos Moradores do bairro Santo Emília, Júlio Gonçalves, ressaltou que depois de 15 anos, esta é a maior obra recebida no bairro. “A maioria dos que chegaram aqui em 1984, quando o não tinha asfalto e nem luz, está recebendo essa obra tão moderna. É importante não só para o Santo Emília, mas também para os bairros Aquário I e II e Figueiras do Parque.”
O nome da USF é em homenagem a um agente comunitário de saúde do bairro Cristo Redentor, falecido em 2019.