Saúde Delas reúne atendimento à mulher e criança a partir de outubro
Prefeitura quer dobrar número de atendimentos do CEI e Ceam, que hoje é de 9 mil por mês
Dois centros que atendem mulheres e crianças serão reunidos em um só lugar e a Prefeitura da Capital prevê dobrar o número de consultas e exames, que hoje chegam a 9 mil por mês.
O “Saúde Delas - Centro de Referência da Mulher Atendimento Materno Infantil” foi inaugurado, nesta sexta-feira (15), pela prefeita Adriane Lopes (PP). O centro começará a funcionar em outubro, na José Ramão Cantero, n. 103, no Bairro Chácara Cachoeira.
Serão concentrados ali os serviços do CEI (Centro de Especialidades Infantil), que fica na Avenida Manoel da Costa Lima, no Bairro Guanandi, e do Ceam (Centro de Atendimento à Mulher), que funciona no CEM (Centro de Especialidades Médicas), no Bairro São Francisco.
Mulheres e crianças serão encaminhadas pela regulação das unidades básicas e receberão o contato por Whatsapp para marcar hora. O objetivo é evitar ficar em filas, conforme a prefeita.
O Saúde Delas terá especialistas de reumato, pneumo, endócrino e cardiopediatria, além de nutricionistas e psicólogos, conforme o secretário de Saúde, Sandro Benites.
“Será tudo num local só, a cem metros de um terminal de ônibus. Fiz esse trajeto e ficou muito bem localizado. É o primeiro nesse formato e uma exigência para as nossas unidades de saúde. Esse é o padrão que a gente quer, não menos que isso”, disse o secretário.
Adriane destacou que as mulheres terão oportunidade de fazer o pré-natal e exames de rotina para prevenir problemas futuros de saúde, sem ficar esperando em longas filas.
“A primeira infância é muito importante e nós estamos trabalhando para trazer neste tempo para Campo Grande resolutividade na área da saúde, em especial às mulheres e nossas crianças, abrindo esse centro de referência”, comentou a prefeita Adriane Lopes.
A prefeitura alugou o local por R$ 80 mil mensais. O recurso para o funcionamento será o mesmo que atualmente é empregado no CEI e do Ceam e vem do Ministério da Saúde, conforme Sandro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.