Sem previsão de retorno da energia elétrica, Santa Casa segue às escuras
Sobrecarga em geradores cancelou visitas na tarde desta segunda-feira (1º)
A Santa Casa de Campo Grande segue às escuras e sem previsão de normalização no setor elétrico, em virtude de uma sobrecarga que atingiu os geradores da unidade hospitalar, no início da tarde desta segunda-feira (1º).
A reportagem esteve no local por volta das 19h e encontrou equipes da concessionária Energisa fazendo o trabalho de manutenção, mesmo com a garoa que encobriu o céu da região central. Parte da Rua Rui Barbosa, que também havia sido afetada pelo "apagão", voltou a ser iluminada.
Em nota, a empresa de energia da Capital disse que o apagão trata-se de um defeito no circuito interno do hospital e que equipes seguem “empenhadas em apoiar no que for possível para o restabelecimento da energia no hospital".
Ao Campo Grande News, a assessoria de comunicação do hospital disse que o retorno da eletricidade ainda segue sem previsão. "Equipes seguem trabalhando dentro da capacidade e condição climática. Geradores foram imediatamente acionados para que não houvesse prejuízo assistencial aos pacientes. O setor de infraestrutura tenta, o mais rápido possível, identificar a magnitude do problema", diz o texto.
Mais cedo, o diretor técnico do hospital, Dr. William Lemos deu mais detalhes sobre o ocorrido. “No momento a Santa Casa está com o abastecimento de energia elétrica limitado, mas viemos reiterar que o quadro de todos os pacientes segue estável, dentro dos limites da normalidade, com toda a assistência sendo prestada de forma adequada, inclusive nas áreas críticas, onde temos centro cirúrgicos, centros obstétricos, sem nenhum problema de energia”, disse.
Lemos destacou que as equipes seguem a rotina de trabalho para manter a atenção e o cuidado dos pacientes. “Estamos com equipes in loco para restabelecer os atendimentos da população. Os pacientes da área da enfermaria estão sendo cuidados da forma protocolar, mantemos a assistência, todos os protocolos de contingência foram acionados e nós estamos fazendo o atendimento normalmente”, declarou.
Diante do ocorrido, a Santa Casa suspendeu todas as visitas e os familiares dos pacientes podem retornar ao hospital nesta terça-feira (2). O hospital informou que em virtude da queda de energia, não fosse encaminhado nenhum novo paciente "tendo a real dimensão do que aconteceu e assim não expor nenhum paciente, nenhum sul-mato-grossense a algum risco por esse desabastecimento”.
Esta é a segunda falha elétrica da Santa Casa. Há exatos 15 dias, parte do hospital ficou às escuras por cerca de 11 horas após a explosão de um transformador, que causou sobrecarga interna e queda de toda a rede.
Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News.