Sesau inicia distribuição de fraldas e suplementos de dietas especiais
Município vai garantir por 1 ano o fornecimento desses itens para pacientes que têm deficiência
O município retomou a distribuição dos suplementos que compõem a dieta especial de pacientes atendidos pela rede pública. O acesso a itens alimentícios e de higiene estava entre as principais reivindicações das mães que têm filhos com deficiência e, desde março, protestavam pela retomada do fornecimento.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O município de Campo Grande retomou a distribuição de suplementos alimentares essenciais para pacientes com deficiências, atendendo a uma demanda que havia sido reivindicada por mães desde março. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou a entrega de fórmulas nutricionais como Ketocal e Infatrini, além de fraldas, beneficiando cerca de 2 mil pacientes. A distribuição está garantida por um ano, com a entrega variando conforme a disponibilidade dos produtos, em resposta a 1.500 processos judiciais relacionados ao fornecimento de dietas especiais e comuns. A nutricionista Mariany Barros destacou a importância dessas suplementações para evitar desnutrição e quedas de imunidade entre os pacientes que não podem se alimentar oralmente devido a deficiências neurológicas.
A distribuição das fórmulas Ketocal e Infatrini começou na semana passada suprindo a demanda de 22 pacientes. Ontem (16), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) recebeu novos lotes de suplementação das marcas Pregomin Pepti, Neoadvance, Aptamil Soja e Alfamino.
Essas fórmulas são a principal base nutritiva de pacientes que, devido a deficiências neurológicas, não têm a alimentação oral viabilizada. A nutricionista da Sesau, Mariany Barros fala que essa suplementação auxilia no estado nutricional evitando quadros de desnutrição e quedas de imunidade.
Em relação à variedade de marcas, ela explica que a Sesau cumpre com a determinação judicial já que alguns pacientes respondem melhor a determinada suplementação.
“Existem situações em que a tolerância é individual, então a gente depende muito também dessa avaliação do médico, do nutricionista que está prescrevendo. Por exemplo, existem marcas que têm 98% de aminoácido de composição e 2% de proteína hidrolisada. Muitos pacientes toleram esses 2% de proteína intacta e alguns não”, diz.
Além dos leites e suplementos, as fraldas também voltaram a ser distribuídas no CEM (Centro de Especialidades Médicas Presidente Jânio da Silva Quadros). Ao todo, 2 mil pacientes irão receber o item que teve investimento superior a R$ 1,1 milhão.
1 ano de fornecimento - Nessa nova fase, o município vai garantir a distribuição de itens de higiene e alimentação pelo período de 1 ano para os pacientes que têm processos judicializados. Em Campo Grande, 1500 processos judiciais estão relacionados ao fornecimento de fórmulas para as dietas especiais e as comuns.
As especiais, que incluem marcas como Neocate, Neo Advance, Aptamil, irão atender cerca de 300 mães. Segundo a chefe de gabinete da Sesau, Isabela Volpe, o fornecimento está garantido por 12 meses, mas o fluxo de entrega deve variar.
“O fornecimento dessas dietas o juiz determina uma quantidade ‘X’ por mês. Nós vamos dispensar conforme for chegando, seja para 15 dias, 30 dias ou para dois meses. Vai depender do quantitativo que a gente tem disponível, fluxo de entrega”, destaca.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.