ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sesau recebeu 300 ligações após divulgação “fake” de teleatendimento

Divulgação de número errado para atendimento do coronavírus está atrapalhando o trabalho da saúde

Izabela Sanchez | 18/03/2020 10:54
Se ver esta imagem circulando, faça alerta: o número não é para atendimento à população (Imagem: Divulgação)
Se ver esta imagem circulando, faça alerta: o número não é para atendimento à população (Imagem: Divulgação)

Divulgação de Folder com número para atendimento de casos suspeitos de coronavírus tem atrapalhado o trabalho da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) no combate ao contágio em meio à pandemia. Disparado nas redes sociais, o número divulgado não é para atendimento à população. Conforme esclareceu a Secretaria, o serviço é para profissionais de saúde tirarem dúvidas sobre o atendimento à casos suspeitos.

Dessa forma, este número não serve nem para que a população tire dúvidas, nem para que peça teste em casa. Ainda não há testagem nas residências. Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria afirma que está desenvolvendo um serviço de teleatendimento para a população. O serviço será divulgado em breve e ainda não há detalhes de como irá funcionar.

Conforme a assessoria de imprensa, as divulgação de informações confusas, especialmente nas redes sociais, tem sido problema adicional, em meio ao já estado de alerta extremo com os casos crescentes de Covid-19, a doença causada pelo novo vírus. Mais de 300 ligações já foram feitas para o número.

O que é esse número – A URR (Unidade de Resposta Rápida) é uma central já existente na Secretaria exclusivamente como serviço interno. Serve apenas para que os servidores da secretaria, onde estiverem, especialmente em unidades de saúde, liguem e tirem dúvidas sobre atendimento.

Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, a URR passou também a tirar dúvidas dos profissionais sobre o assunto. Dessa forma: o número não é aberto à população e ligar atrapalha o trabalho dos profissionais de saúde.

Mais confusão – Além disso, mais confusão tem sido espalhada pelas redes sociais e disparada em grupos de whatsapp: estão repassando números de telefone da saúde que, na verdade, são de Salvador (BA).

É a seguinte mensagem:

“CIEVS Municipal: 3202-1722 8 às 17h; 99982-0841   24h; CIEVS Estadual: 3116-0018    8 às 18h 99994-1088   24h. Esses são os números que devemos ligar para informar sobre casos suspeitos de COVID -19, eles vão fazer o teste em casa”.

Além da ligação cair em outros locais (casas, trabalho, estabelecimentos) e ser atendida por outras pessoas (já que o DDD é diferente), quem precisa de informações e atendimento perde tempo, às vezes, precioso.

Tem dúvidas sobre o coronavírus? Clique aqui. Saiba abaixo quais são os sintomas e quais unidades de saúde buscar de acordo com os casos:


Esta imagem divulgada pela Sesau orienta sobre o novo coronavírus (Imagem: Divulgação)
Esta imagem divulgada pela Sesau orienta sobre o novo coronavírus (Imagem: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias