Sesau recebeu 300 ligações após divulgação “fake” de teleatendimento
Divulgação de número errado para atendimento do coronavírus está atrapalhando o trabalho da saúde
Divulgação de Folder com número para atendimento de casos suspeitos de coronavírus tem atrapalhado o trabalho da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) no combate ao contágio em meio à pandemia. Disparado nas redes sociais, o número divulgado não é para atendimento à população. Conforme esclareceu a Secretaria, o serviço é para profissionais de saúde tirarem dúvidas sobre o atendimento à casos suspeitos.
Dessa forma, este número não serve nem para que a população tire dúvidas, nem para que peça teste em casa. Ainda não há testagem nas residências. Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria afirma que está desenvolvendo um serviço de teleatendimento para a população. O serviço será divulgado em breve e ainda não há detalhes de como irá funcionar.
Conforme a assessoria de imprensa, as divulgação de informações confusas, especialmente nas redes sociais, tem sido problema adicional, em meio ao já estado de alerta extremo com os casos crescentes de Covid-19, a doença causada pelo novo vírus. Mais de 300 ligações já foram feitas para o número.
O que é esse número – A URR (Unidade de Resposta Rápida) é uma central já existente na Secretaria exclusivamente como serviço interno. Serve apenas para que os servidores da secretaria, onde estiverem, especialmente em unidades de saúde, liguem e tirem dúvidas sobre atendimento.
Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, a URR passou também a tirar dúvidas dos profissionais sobre o assunto. Dessa forma: o número não é aberto à população e ligar atrapalha o trabalho dos profissionais de saúde.
Mais confusão – Além disso, mais confusão tem sido espalhada pelas redes sociais e disparada em grupos de whatsapp: estão repassando números de telefone da saúde que, na verdade, são de Salvador (BA).
É a seguinte mensagem:
“CIEVS Municipal: 3202-1722 8 às 17h; 99982-0841 24h; CIEVS Estadual: 3116-0018 8 às 18h 99994-1088 24h. Esses são os números que devemos ligar para informar sobre casos suspeitos de COVID -19, eles vão fazer o teste em casa”.
Além da ligação cair em outros locais (casas, trabalho, estabelecimentos) e ser atendida por outras pessoas (já que o DDD é diferente), quem precisa de informações e atendimento perde tempo, às vezes, precioso.
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