ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Sindicato define regras e comércio pode funcionar no feriado de Tiradentes

O funcionamento das lojas será facultativo, já que é o segundo feriado do mês em uma sexta-feira

Idaicy Solano | 17/04/2023 09:08
Movimento do comércio no Centro de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimento do comércio no Centro de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

O comercio de Campo Grande está autorizado a funcionar normalmente na sexta-feira (21), feriado de Tiradentes. O funcionamento das lojas será facultativo, podendo o comerciante optar por abrir ou não. Neste mês, é o segundo feriado em uma sexta-feira, o que prejudicaria as vendas de abril.

A autorização das atividades é prevista em Convenção Coletiva de Trabalho, firmada pelo Sindivarejo (Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande), Fecomércio (Federação do Comércio de MS) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande.

O gerente de relações sindicais da Fecomércio, Fernando Camilo, alerta que as empresas que pretendem abrir na data devem informar ao Sindicato dos Empregados no Comércio, por escrito, com até cinco dias de antecedência.

Deve ser pago, ainda, o valor de R$ 20 por empregado, com exceção das empresas contribuintes aos sindicatos.

Atenção às regras - O gerente destaca que, para cada dia trabalhado, o empregado terá direito a uma folga compensatória cedida pela empresa, preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias.

Já os empregados contribuintes do sindicato laboral terão direito a indenização equivalente a 7% do valor do piso salarial, por dia trabalhado, e remuneração de eventuais despesas com refeição. O valor deve ser pago até o final do expediente.

Nos siga no Google Notícias