ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Só 53 alunos usaram passe livre no Enem, mas benefício será mantido

Apenas 71 candidatos se inscreveram para usar recurso e 321 tentaram se cadastrar, mas não conseguiram

Por Natália Olliver | 09/11/2023 10:39
Estudante da rede estadual no Terminal Bandeirantes, na Capital. (Foto/Arquivo/Henrique Kawaminami)
Estudante da rede estadual no Terminal Bandeirantes, na Capital. (Foto/Arquivo/Henrique Kawaminami)

Apesar da adesão baixa, o transporte coletivo na Capital continuará com “passe livre” para quem vai prestar a segunda etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo (12). Com apenas 71 inscritos, 53 pessoas utilizaram o benefício e outras 321 tentaram se cadastrar, mas não conseguiram. A justificativa de não terem sido contemplados foi devido à falta de documentos.

O recurso está disponível tanto para ida quanto para a volta da prova e é oferecido para aos estudantes que se cadastraram previamente no site do Consórcio Guaicurus. Candidatos que não fizeram o cadastro para a primeira etapa não poderão usar o recurso na segunda.

No dia, é preciso ficar atento ao itinerário das linhas. A gratuidade contará com linhas especiais e reforço de 30% na frota neste domingo. Algumas, como a 070, 080 e 081, operarão com um plano funcional similar ao dos sábados, enquanto a linha 072 seguirá o plano funcional de domingos e feriados. A linha 221 terá um veículo operando das 09h40 na UCDB até as 19h, com uma parada de 5 minutos na UCDB.

As linhas 222 e 474 funcionarão conforme o plano funcional dos dias de semana, de segunda a sexta. Já as demais linhas, incluindo a 070, 071, 072, 080, 085 e 087, contarão com veículos alongados.

De acordo com o Consórcio Guaicurus, também será disponibilizado três veículos de reserva adicionais, além dos habituais, com tripulações nos terminais Guaicurus, Aero Rancho, Nova Bahia, Júlio de Castilho, Morenão, Bandeirantes, General Osório e Hércules Maymone, para atender eventuais necessidades dos passageiros.

Enem - Em MS, 47 mil candidatos estavam inscritos para realizar a primeira prova do Enem, que contava com conteúdos relacionados a Ciências Humanas, Linguagens e códigos, e a prova de redação. O índice de abstenção no primeiro dia foi de 14.004 (29,5%), número inferior ao verificado em 2022, quando houve cerca de 15 mil (30%) faltantes. Neste domingo (12), os estudantes farão prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias, e de Matemática e suas tecnologias.

A abertura dos portões está marcada para as 11h (horário de MS) e fechamento dos portões às 12h. A prova começa a ser aplicada às 12h30 e vai até as 17h30, no horário de Mato Grosso do Sul.

O MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), realizará a aplicação das provas em 41 municípios de Mato Grosso do Sul, com 114 locais de prova e 1.629 salas de aplicação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias