ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Testes dão negativo e mulher só descobre covid por insistir em tomografia

Com resultado de exame da doença negativo, foram sintomas evidentes da doença que a fizeram manter tratamento e cuidados

Lucia Morel | 07/12/2020 18:56
Teste padrão ouro, o RT-PCR também pode falhar e confirmar um falso negativo. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Teste padrão ouro, o RT-PCR também pode falhar e confirmar um falso negativo. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Com margem de erro de 40%, o teste considerado padrão ouro para detecção de covid-19 e outras doenças respiratórias pode dar negativo mesmo que a pessoa esteja com a doença. Isso culmina na subnotificação da doença e também na contaminação de mais pessoas, já que com resultado negativo, quem vai fazer isolamento?

O alerta é de leitora do Campo Grande News que passou por isso na pele e que, ao invés de se sentir aliviada com a resposta do exame, preferiu seguir recomendação médica e, diante de sintomas evidentes, se manter afastada do trabalho e do contato com demais pessoas.

Sem querer se identificar, ela afirma que os resultados equivocados do RT-PCR e demais testes de covid-19, são um risco a mais na pandemia, gerando um diagnóstico equivocado.

“Quando o RT-PCR dá negativo e tem sintomas, tem que tratar, porque você pode ter caído nos 40% de erro”, defende, já que foi o que ocorreu com ela, que fez uso de toda medicação prevista em protocolo nos casos positivos de covid-19. “A tomografia mostrou o vidro fosco no pulmão, confirmando covid, mesmo com PCR negativo”, comentou.

Infectologista, a médica Priscila Alexandrino explica que a sensibilidade do RT-PCR é de 60%, e “algumas pessoas podem dar negativo e mesmo assim estarem com o vírus”, disse, enfatizando que “há ainda outras que ficam gripadas e nem procuram atendimento médico, então, a subnotificação é grande”, analisa.“Se tiver sintomas gripais, mesmo que algum exame tenha dado negativo, se isole. A regra é estar há pelo menos 24 horas sem sintomas pra poder voltar à normalidade”, ressaltou.

Homem faz teste rápido em clinica de Campo Grande. (Foto: Kisie Ainoã)
Homem faz teste rápido em clinica de Campo Grande. (Foto: Kisie Ainoã)

O resultado falso-negativo ocorre quando o teste deveria ser positivo porque o indivíduo possui covid-19, mas é negativo. O falso-positivo, ao contrário, é quando teste deveria ser negativo porque o indivíduo não possui o vírus

Por isso, o protocolo contra a covid já estabelece que os testes devem ser sempre avaliados por um profissional de saúde, que deve levar em conta os sintomas e solicitar a realização de outros exames de imagem, em caso de dificuldade para respirar.

Nos siga no Google Notícias