Três meses após renovação da frota, viaturas antigas se deterioram ao relento
Veículos enfrentam sol e chuva e chamam atenção de quem passa pela região do Centro de Treinamento da PM

Dezenas de veículos abandonados em pátio da Academia de Polícia Militar, na saída para Aquidauana, em Campo Grande, chamam atenção de quem passa pela região. Visivelmente esquecidos, tomando sol e chuva, os carros – sendo a maioria viaturas – estão largados em trecho do terreno.
Pelo menos 40 veículos estão no local, segundo levantamento feito pela reportagem. A maior parte das viaturas apresenta pintura desgastada, indicando que os carros estão no local há bastante tempo. A poeira sobre o capô reforça a teoria.
Entre os carros, há modelos de passeio, caminhonetes e até um micro-ônibus.
A reportagem procurou a Polícia Militar, por meio da assessoria de imprensa, para questionar os motivos de tantos veículos estarem com características de abandono, no local. Porém, nossas perguntas não foram respondidas até a publicação da matéria.
Vale lembrar que, recentemente, no mês de julho, a frota de viaturas da PM foi triplicada, na Capital. De 17 veículos, o comboio passou a contar com 48 carros bem equipado, com excelente desempenho e parcialmente protegidas balisticamente.
O investimento com a nova frota foi de R$ 9 milhões.
Não é um caso isolado – Não somente viaturas oficiais estão apodrecendo com o tempo em pátios do Estado, inclusive de delegacias. Nos primeiros meses do ano, o Campo Grande News mostrou que pelo menos 7.500 veículos abarrotavam pátios de delegacias, e até ruas próximas, devido a demora em tramites judiciais.
Incluída no pacote sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em dezembro de 2019, a chamada “alienação antecipada dos bens” se tornou mais burocrática, resultando em demora por parte do Poder Judiciário. A situação superlotou pátios pelo Estado.