UFMS vai coordenar escolha de voluntários para testar nova vacina contra dengue
Uma equipe da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vai coordenar o processo de escolha de voluntários para testar a vacina contra dengue que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan de São Paulo. Campo Grande será uma das 13 cidade do Pais onde a experiência será levada adiante, por conta dos altos índices de incidência da doença que tem registrado nos últimos seis anos. Serão escolhidas 700 pessoas, começando por um grupo de 17 a 59 anos; depois na faixa etária de 9 a 17 e numa última etapa , entre crianças de 2 a 9 anos.
É a segunda vez que a Universidade Federal desenvolve um trabalho desta natureza. Em 2011, a instituição coordenou o mesmo processo de teste da vacina desenvolvida por um laboratório francês, recentemente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.Receberam doses da vacina 720 pessoas, sendo 20 funcionários da própria universidade federal e 700, escolhidos, entre alunos da rede municipal de ensino, entre 9 e 17 anos.
Segundo o diretor do Instituto Butantan, do total de voluntários, dois terços receberão a vacina, um terço receberá placebo, uma substância sem qualquer efeito. Uma vez comprovada a eficácia da vacina, a partir dos exames coletados dos voluntários, o produto poderá estar disponível em 2017. O que se pretende é uma vacina capaz de imunizar contra os quatro vírus da dengue em circulação no país.