ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Unidades de saúde realizam ações em escolas para aumentar cobertura vacinal

Com queda de vacinação infantil, equipes farão busca ativa para identificar alunos com doses em atraso

Mylena Fraiha | 12/09/2023 15:28
Agente da Sesau realiza imunização em criança, em escola de Campo Grande (Foto: Divulgação)
Agente da Sesau realiza imunização em criança, em escola de Campo Grande (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal na Capital, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio de equipes das unidades de saúde, está realizando uma busca ativa em escolas do município, para identificar alunos com doses em atraso e notificar seus pais.

De acordo com a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo, essa é uma das medidas adotadas pela Sesau em resposta à queda na cobertura vacinal em todos os grupos nos últimos anos.

Veruska explica que a parceria entre as unidades de saúde e as escolas começa com o contato das equipes de saúde com a direção da instituição, que por sua vez encaminha um comunicado aos pais dos alunos, informando a data em que eles devem apresentar suas cadernetas de vacinação. "A partir desse ponto, os profissionais de saúde verificam quais são as doses em atraso e quantos alunos necessitam ser imunizados", explica.

Antes da administração das doses, os pais são novamente notificados sobre as vacinas em atraso. "Quando se identifica um grande número de crianças que precisam atualizar suas cadernetas, a vacinação pode ser realizada na própria escola. Caso contrário, os responsáveis são orientados a procurar a unidade de saúde mais próxima para atualizar as vacinas", acrescenta Lahdo.

Campanha de multivacinação - Neste ano, a cobertura vacinal em Campo Grande está significativamente abaixo das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, em particular para vacinas como a da Febre Amarela, que é recomendada para toda a população.

Apenas pouco mais de 51% das crianças com menos de um ano foram vacinadas até o momento.

Outra vacina que apresenta uma cobertura muito abaixo do esperado é a pentavalente, que protege contra coqueluche, difteria, tétano, hepatite B e Influenza B. Apenas 52% das crianças completaram o esquema vacinal este ano, enquanto a recomendação é que 95% do público seja imunizado.

Mutirão - No próximo sábado (16), será realizado o "Dia D" de vacinação. Seis unidades de saúde, dois shoppings e a Praça Ary Coelho contarão com equipes de saúde para realizar a imunização da população, incluindo crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias