UPAS onde casos de coronavírus foram confirmados, até na portaria se usa máscara
UPA Coronel Antonino e Leblon exibem cenário de prevenção atípico e cautela no atendimento
Estudante de administração Thayany Silva, 23, que esteve no Rio de Janeiro e em Aeroportos e homem de 31 anos que esteve em Londres, na Inglaterra, são as duas pessoas com contaminação do novo coronavírus confirmada, até agora em Campo Grande e em Mato Grosso do Sul. Nas duas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento Comunitário) Coronel Antonino e Leblon, onde os casos foram confirmados, o cenário deste domingo (15) é atípico: até o guarda municipal está de máscara.
Da faxineira que empurra o carrinho de limpeza ao médico que chama os próximos pacientes, todos protegem nariz e boca das possíveis gotículas que contém o Sars-Cov-2 e podem ser transmitidas entre as pessoas, no ar ou sobre as superfícies.
Na quinta-feira (12), Thayany foi até a UPA do Jardim Leblon e o resultado saiu positivo para Covid-19, a infecção causada pelo vírus. Já o homem de 31 anos procurou a UPA Coronel Antonino. Ainda assim, a orientação é que qualquer suspeita sem sintomas ou com sintomas leves seja levada inicialmente às UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Isso porque as UPAS costumam estar mais lotadas e com pacientes portadores de outros agravantes. Dessa forma, quem estiver com o vírus no corpo pode transmitir para pessoas que são o público suscetível da doença Covid-19.
Thayany esteve em uma festa de formatura de turma de medicina universitária da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) realizada durante a noite de quarta-feira (11) na boate da Valley. A boate já fechou as portas em sinal de prevenção para que todos os funcionários sejam testados.
Funcionários das UPAS mudaram a rotina. Antes, mesmo com disponibilidade dos materiais, quase ninguém utilizava máscaras ou álcool gel. Agora, o álcool não falta nas mesas. Apesar de mais conscientes, o receito entre funcionários é constante.
Atendente disse ao Campo Grande News que o secretário municipal de saúde José Mauro Filho convocou todos os servidores para reunião, ocasião onde informou sobre o novo vírus, sobre prevenção e padrão de atendimento.
Na UPA Leblon, a reportagem já foi recebida por indagação de um guarda que utilizava máscara. Profissional de enfermagem afirma que, apesar do alerta, ninguém foi até o local neste domingo em busca de testes. A preocupação entre os pacientes que aguardavam atendimento ainda é o surto de dengue.
Entenda mais – Até agora, além dos dois casos confirmados, 1 ainda é investigado como suspeito em Três Lagoas e oito coletas em Campo Grande foram feitas neste sábado e são investigadas pela secretaria municipal.
Em coletiva de imprensa, realizada na tarde deste sábado, a infectologista da Sesau, Márcia Dal Fabro, fez um apelo especial para os idosos. Segundo a médica, eles devem evitar sair de casa para ficar em aglomerações. A letalidade entre as pessoas com mais de 60 anos, com a doença, é de 15%.
Informações sobre prevenção, exames, sintomas, sobre o vírus e demais orientações estão disponíveis nos sites do Ministério da Saúde, SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Confira os sintomas e as dicas de prevenção