ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Uso de máscara vai contar com bom senso e fica restrito aos sintomas gripais

Também houve a orientação de uso e disponibilização de álcool em gel nas escolas

Lucia Morel | 11/04/2023 19:17
Professora e alunos da rede municipal usando máscaras em sala de aula no pós-pandemia. (Foto: Divulgação PMCG)
Professora e alunos da rede municipal usando máscaras em sala de aula no pós-pandemia. (Foto: Divulgação PMCG)

O uso de máscaras nas escolas municipais, que foi orientado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), vai contar com o bom senso dos professores e demais funcionários nos casos em que eles apresentem sintomas gripais.

Maria Lúcia Fátima de Oliveira, diretora de uma escola municipal e presidente do Condaem (Conselho de Diretores e Diretores Adjuntos das Escolas Municipais e Diretores de Emeis de Campo Grande), explica que há a orientação e não há como o uso ser obrigatório, já que o momento não é de emergência em saúde.

“Esse é o protocolo que a Semed já adotava, desde a pandemia. Sempre houve a orientação para usar máscaras quando houvesse sintomas”, disse a diretora, lembrando que esse aviso, inclusive, sempre foi também encaminhado aos pais e ao restante da comunidade escolar. “Independente desse momento, essa orientação que nos foi passada é a mesma desde a covid”, comentou.

Em reunião on-line ontem de manhã, o secretário de Saúde, Sandro Benites, e o de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, se reuniram com representantes das escolas e passaram a orientação do uso do item. Os casos de problemas respiratórios entre as crianças aumentou muito nas últimas semanas e essa é uma das medidas de prevenção adotadas.

A diretora ressalta que apesar de todos os anos haver aumento expressivo de problemas respiratórios entre as crianças, este ano parece estar pior ela avalia, que pode ter relação com a negação das vacinas e as baixas taxas de imunização. “O frio ainda não começou e a vacina da gripe já foi disponibilizada. É muito importante se vacinar e evitar o agravamento dos problemas respiratórios”.

Em nota, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) informou que além da recomendação de uso de máscaras, também houve a orientação de uso e disponibilização de álcool em gel nas escolas, “bem como todos os cuidados para conter o contágio de doenças respiratórias entre alunos”.

Nos siga no Google Notícias