Veículo pega fogo e Bombeiros recomendam como agir nesses casos
Um veículo Gol pegou fogo por uma falha elétrica, neste domingo (16), na Avenida José Nogueira Vieira, no Bairro Tiradentes, em Campo Grande. O problema só não foi maior porque motoristas que passavam pelo local ajudaram a controlar as chamas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e recomenda que é preciso cautela ao enfrentar situações semelhantes.
O caso de hoje ocorreu por volta das 13h, quando o mestre de obras Francisco Gonçalves, 57 anos, passava por um campo de futebol em frente ao Asilo Dom Bosco. Em minutos, começou a sair fumaça do capô. Três extintores foram utilizados para controlar o fogo, que deixou prejuízo de ao menos R$ 200.
“As pessoas na rua ajudaram e eu sabia manusear o extintor porque fiz um curso no meu trabalho. Em meio a tanto azar, um pouco de sorte”, resumiu Francisco.
Como evitar - De acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros, Gustavo Recalde, a prevenção contra esse tipo de ocorrêndia envolve manter extintores dentro do prazo de validade, verificar ressecamento ou vazamento de fluídos infláveis e os corrijir, além de revisar a parte elétrica. Isso porque a área do motor possui áreas aquecidas que podem tornar uma simples chama em um incêndio.
O primeiro passo, em caso de fogo, consiste em desligar a chave de ignição e sair do veículo com o extintor. Neste caso, o subtenente recomenda que não se abra diretamente o capô do veículo para evitar que as chamas aumentem, realizando o combate pelos acessos de ar ao motor. Após controlado, deve-se retirar os cabos da bateria e, caso a situação fuja de controle, acionar os Bombeiros através do telefone 193.