Vitrines ainda não entraram no clima do “Dia dos Namorados”
Ritmo de paixão segue lento no centro da cidade, mas data promete surpreender casais
Lojas da região central de Campo Grande ainda não entraram no clima apaixonado de Dia dos Namorados e as vitrines seguem vivendo a campanha passada: o Dia das Mães. A menos de 20 dias para a data comemorativa, os corações vermelhos e casais abraçados estão longe de estamparem o cenário. Apesar da falta da decoração, os estabelecimentos prometem surpreender os enamorados este ano.
Luana Carneira, de 38 anos, é gerente da loja Passaletti. Ao Campo Grande News ela explicou que a loja segue um calendário específico, mas que já está se preparando para a troca da vitrine. “Estamos com uma campanha boa, arrumando as coisas ainda. Começou já, mas a vitrine ainda demora um pouco.”
Este ano, Luana garante que os calçados vão agradar, em especial às mulheres. "O Dia dos Namorados é sempre calçado de frio, pelo período outono-inverno. Então vai ter muita bota. Vamos começar a vender de R$ 129,00 até R$ 300 em pouco”.
Segundo a gerente, a data é uma das com maior impacto de vendas na loja. “A expectativa é grande. Fazemos uma programação do ano todo de datas sazonais, Dia das Mães e Dia dos Namorados é o nosso foco”, disse.
O clima segue lento até para os casais. Nas ruas de Campo Grande, namorados ainda não fazem ideia de como vão se presentear. Rafael Freitas, de 22 anos, está com Sthefany Souza há quatro meses. Para eles, o assunto ainda está sendo discutido.
“Vamos passar o dia juntos, mas ainda não sabemos o que vamos fazer, se vamos dar presente. Acho que sim. De presente prefiro roupa”, diz Rafael. Já Sthefany afirma que qualquer coisa a faria feliz.
Jhones Nunes, de 32 anos, também não sabe como vai presentear a esposa este ano. Juntos há 12 anos, contando namoro e casamento, o casal costuma sair para comemorar a data. “Eu e minha esposa sempre jantamos juntos ou viajamos. A gente também troca presente, mas esse ano ainda não sabemos o que vamos fazer”.
Quando eram só namorados, Jhones relembra que preferiam se presentear com chocolates, roupas e calçados. "Antes, era mais chocolate, um agrado. Agora, preferimos mais sair”, finaliza.
Combinações - Quem acha que presentes para a data são apenas roupas ou chocolates está enganado. Há algum tempo, a onda entre adolescentes tem sido os itens classificados como geeks. Igor Cimeries, de 28 anos, ressalta que a procura por colares de personagens de animes tem sido grande, mesmo antes da data.
A loja Animi-se, localizada na Rua 14 de Julho, ainda não está com a decoração para o dia, mas já prevê que será um bom período para vendas. “Os colares de animes e séries estão saindo muito, camisetas também. Para o Dia dos namorados vamos ter roupas de casal, Kit de cinema, canecas especiais, roupas combinando”. De acordo com o vendedor, o valor pode variar de R$ 12,00 a R$ 100. “Vamos fazer igual ao dia das mães, vem coisa bem legal”.
Disputa - Em alguns centros comerciais, quem rouba a cena na vitrine são as roupas de festa junina. Em uma das lojas de utensílios diversos, na 14 de Julho, o “uniforme” para o São João ocupa toda frente do estabelecimento. A gerente da unidade, que não quis se identificar, ressaltou que a procura por roupas de festa junina supera o dos itens para Dia dos Namorados, e que por isso elas estão em destaque.
“Dia dos Namorados a pessoa vem comprar e vai embora. Geralmente, aqui na loja, elas vêm comprar um complemento só. Festa junina tem que experimentar. Tem festa na escola, bairro, em casa. Dia dos Namorados é jogo rápido. Por isso estamos com mais foco nisso, festa junina”, disse.
Pesquisa - De acordo com o IPF-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio de Mato Grosso do Sul), o gasto médio previsto com o Dia dos Namorados, em Campo Grande, é de R$ 200,75. A preferência continua sendo roupas (29,31%), perfumes e cosméticos (25,54%), calçados (14,99%), flores (14,74%), joias (8,12%) e bolsas e acessórios (7,45%).
Em relação ao pagamento, 68,26% dos consumidores pretendem pagar à vista e 30,65% vão utilizar algum tipo de parcelamento (cartão ou boleto).