Em quatro meses, 7,2 mil celulares piratas foram encontrados em MS
No Estado, 1,9 mil usuários de celulares piratas foram notificados pelas operadoras de telefonia brasileiras já tiveram as linhas bloqueadas
Mato Grosso do Sul tem 7.276 celulares piratas, conforme levantamento divulgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Os aparelhos clandestinos foram identificados entre setembro e dezembro de 2018. Só no último mês do ano, 2,3 mil telefones móveis irregulares foram encontrados.
No Estado, 1,9 mil usuários de celulares piratas foram notificados pelas operadoras de telefonia brasileiras já tiveram as linhas bloqueadas. Segundo o Anatel, “o bloqueio ocorre depois de 75 dias da notificação”.
O bloqueio dos telefones clandestinos começou no dia 8 de dezembro em Mato Grosso do Sul. Em setembro, quando as operadoras começaram a notificar os usuários, ao todo, haviam sido identificados e deixariam de existir 4.970 dos 3,1 milhões de aparelhos do Estado.
Mensagem de SMS está sendo enviada pelo número 2828 dizendo: "Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias".
A Anatel considera pirata o aparelho que não tem selo da agência ou adequação aos padrões exigidos pela reguladora brasileira - são os celulares falsificados, clonados, adulterados e roubados.
Em Mato Grosso do Sul, muitos deles são comprados no Paraguai, principalmente em Pedro Juan Caballero, cidade famosa pelo comércio de eletrônicos e que faz fronteira seca com Ponta Porã – a 323 km de Campo Grande.
Quem deseja consultar se o aparelho que usa é regular, pode acessar o portal da Anatel, na internet (http://www.anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao).