Concurso para cadastro reserva de assessor da PGE acontece neste domingo
Mais de 700 candidatos disputam espaço em lista para nomeações futuras para o cargo de assessor de procurador
Com pouco mais de 700 candidatos inscritos, serão aplicadas neste domingo as provas teóricas do segundo processo de seleção simplificada para o cargo de assessor da PGE (Procuradoria-Geral do Estado). Os exames serão realizados no campus da Uniderp da Rua Ceará, em Campo Grande, das 8h às 12h.
O baixo número de concorrentes, na comparação com outros processos seletivos –como o de auditor fiscal de receita da Prefeitura de Campo Grande, realizado há uma semana–, também proporcionou um cenário tranquilo em frente ao local dos exames. O trânsito fluía normalmente nesta manhã, havendo também espaço para os concorrentes estacionarem. Porém, a preocupação com o grau de dificuldade das provas se fez presente entre candidatos ouvidos pela reportagem.
“Estou tentando ser confiante, porque o edital é bem subjetivo”, afirmou a candidata Caroline Chamorro de Souza, 23, que participa neste domingo de seu primeiro concurso, ao pontuar ainda o curto espaço de tempo entre a inscrição e a data da prova, que diminuiu o tempo de preparação.
Karine Neves, 24, também reclamou do edital abrangente, que destacou as matérias, mas não as áreas específicas, bem como do tempo entre o prazo de inscrições e data da prova. “Vou usar os conteúdos que estava estudando para outros concursos”, destacou.
O processo seletivo simplificado de aptidão para formação do cadastro reserva dos cargos em comissão de direção gerencial e assessoramento é composto de duas fases: a prova objetiva, com 40 questões de múltipla escolha, e a prova discursiva –que deve tratar de questões teóricas, casos concretos ou situações práticas que exigem resposta jurídica fundamentada e visam a observar a capacidade de desenvolvimento do raciocínio lógico dos candidatos, observando tanto o embasamento legal como as normas da língua portuguesa.
Os aprovados serão nomeados assessor de Procurador da PGE e devem, obrigatoriamente, serem bacharéis em Direito e com inscrição na OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional de Mato Grosso do Sul) ou certificado de aprovação no Exame da Ordem, entre outras exigências. Cônjuges, companheiros ou parentes consanguíneos ou por afinidade até o terceiro grau de servidor da PGE não poderão participar.