ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 22º

Empregos

Funtrab defende projeto para garantir emprego as mulheres com filhos

Ideia é procurar Secretaria de Educação para conversar sobre ampliação de vagas para crianças de 0 a 5 anos

Por Geniffer Valeriano | 12/03/2024 15:11
Diretor-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Júnior (Foto: Geniffer Valeriano)
Diretor-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Júnior (Foto: Geniffer Valeriano)

Para que disputa por emprego seja justa, diretor-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Júnior, diz que se reunirá nesta terça-feira (12) com a Secretaria de Educação para que filhos pequenos tenham vagas de creche e não sejam empecilhos para mães na hora de conseguir emprego.

“A maior dificuldade que a gente encontrou para empregar mulheres é: ‘onde vou deixar os meus filhos?’. De 5 a 14 anos é até mais fácil, porque existe a pré-escola, mas de 0 a 5 é um problemaço e hoje queremos começar a fazer um grande trabalho junto a Secretaria de Educação e de Assistência Social para poder dar essa oportunidade, ou seja, o direito que precisam ser iguais tanto homens, quanto para mulheres para a vaga”, explicou.

Ademar relata que o assunto é estendido para as empresas, onde também é discutida a necessidade de terem creches próximas ou dentro da própria empresa, dependendo do tamanho.

Durante o dia a dia dos trabalhos na fundação foi percebido um preconceito na contratação de mulheres. Para dar oportunidade ao público feminino, está sendo realizado o primeiro “Feirão Emprega Mulheres”.  “A ideia é a gente começar efetivamente a falar somente de empregabilidade feminina, precisamos conscientizar o máximo de empresa, o máximo de empresários, para que abra cada vez mais oportunidades para as mulheres”, disse.

Candidatos aguardando serem atendidos pela Funtrab (Foto: Geniffer Valeriano)
Candidatos aguardando serem atendidos pela Funtrab (Foto: Geniffer Valeriano)

O feirão -  A campanha especial, de 8h às 16h, em comemoração ao Dia da Mulher, na sede da Funtrab, que fica na Rua 13 de maio, 2.773, entre as Ruas Cândido Mariano e Dom Aquino. Durante o expediente também são oferecidas outras 1.600 vagas destinadas ao público geral.

Samara Leandro, de 25 anos, foi até o feirão após ser avisada por sua irmã. Durante dois anos a mulher trabalhou em um restaurante, mas há um mês procura por um novo trabalho.

“Andei por perto de casa para ver se alguma loja estava precisando de funcionários, mas não achei, as outras precisavam de experiência. Hoje em dia também é difícil para a gente que trabalha por muito tempo em um só lugar ter experiência em outras áreas”, disse.

Para Dayane Amaral, de 20 anos, a falta de experiência também está sendo empecilho durante a sua busca por emprego. “Busco por um emprego em qualquer área e em qualquer região, o importante mesmo é encontrar trabalho. Muitas vagas que me candidatei exigia um ano de experiência, mas como vou adquirir experiência se eles não me dão a oportunidade?”, pontuou.

A procura de uma vaga próxima a sua casa, Célia da Silva, de 40 anos, foi umas das primeiras a chegar no feirão. Para isso, a mulher relata que saiu de casa antes das 6h, mas chegou na Funtrab apenas às 7h.

“Trabalhei como auxiliar de cozinha por nove meses, agora procuro por um emprego na região onde moro por conta que dependo de ônibus. Moro na saída para Corumbá, se for contratada para um local mais longe pode ficar complicado de chegar”, disse.

Vagas - As oportunidades de trabalho são divididas entre as áreas do segmentos de rede nacional de lojas de departamentos, construção civil, transporte rodoviário de passageiros, rede supermercadista e atacadista, loja de calçados, agência de empréstimos, restaurante de comida italiana, loja nacional de móveis/eletrodomésticos/ eletroeletrônicos, loja de fogões e restaurante. A fundação dá destaque a 13 vagas que são exclusivas para PcD (Pessoas com Deficiência) e para mulheres imigrantes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias