IBGE abre mais 185 vagas de recenseadores em 45 cidades de MS
Medida é considerada natural para instituição devido ao baixo índice de desemprego do Estado
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu hoje (14) mais 7.795 vagas para recenseador e 435 para agentes censitários municipais ou supervisores. Em Mato Grosso do Sul são 185 vagas para recenseadores em 45 municípios do Estado. Outras três para agentes censitários supervisores em Angélica, São Gabriel do Oeste e Iguatemi.
Conforme a assessoria de imprensa do instituto, a demanda de vagas para o serviço do censo 2022 é natural e ocorre pela rotatividade do trabalho temporário. Além disso, o Estado apresenta um dos índices de desemprego mais baixo do país, em relação à média nacional.
A desistência no meio do treinamento e até durante o trabalho se deve pela falta de aptidão para a função e até mesmo pela mão de obra mais seletiva devido a oferta de trabalho ser grande no Estado. O IBGE em Mato Grosso do Sul encaminhou uma quantidade de demanda para reestabelecer o quadro de trabalhadores e o novo processo seletivo atende ao pedido.
Os interessados têm até sexta-feira (16) para se inscrever de forma presencial nos estabelecimentos determinados como pontos de inscrição de cada cidade, com a ficha de inscrição preenchida. Não há cobrança de taxa. O resultado será divulgado no dia 20 de setembro.
O trabalho é temporário e deve durar cerca de três a cinco meses conforme a função. Já os salários são de R$ 1.700 para supervisor e R$ 2.100 para municipal, e para recenseadores é conforme o rendimento.