Multidão madruga e 3 mil disputam mil vagas em Feirão do Emprego

A ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), antecipou para às 7h30 o atendimento do Feirão do Emprego, previsto para começar às 9h desta sexta-feira (4), na Praça Ary Coelho em Campo Grande. A mudança foi necessária, já que mais de 3 mil pessoas, segundo estimativa da Associação, madrugaram para disputar as mais de 1 mil vagas ofertadas. Até o momento, 100 pessoas já entregaram currículos ou preencheram fichas para concorrer as oportunidades.
A fila gigantesca corta a praça, sai pelo portão da Avenida Afonso Pena, dá a volta pela Rua 13 de Maio e se estende até a Rua 14 de Julho.
Jorema Paula Sone, 37 anos, foi uma das que chegou bem cedo, pois já imaginava que a procura iria ser grande. Ela conta que chegou às 6h40 e busca uma vaga no mercado de trabalho há 3 meses para operadora de caixa, sendo que possui experiência de mais de 20 anos na função. Ela afirma que as empresas exigem demais e por isso está difícil conseguir emprego. "O que tiver de vaga hoje aqui eu vou me candidatar e vou participar de alguma palestra porque a gente tem que se manter informado", diz Jorema.
A opinião dela vai de encontro à avaliação feita pelo gestor da Escola de Varejo da ACICG, Moacir Pereira Junior. Segundo ele, o mercado está mais competitivo e por isso os empregadores exigem mais por parte do funcionários. "Hoje o cliente está bem informado exigindo mais. Tem a internet, sites de vendas na concorrência, então as empresas precisam de funcionários preparados para atender esses clientes", explica.
O evento é promovido pela ACICG, em parceria com a Funsat (Fundação Social do Trabalho) e Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab). Participam ainda Comper, Tendência, Unimed, Pax Real, Real H Nutrição Animal, Vitória Humana, Laboratório Renato Arruda, Sistema OCB MS, Keeper Recursos Humanos, entre outros.


Palestras - Justamente por conta da questão da qualificação, o feirão oferece hoje várias palestras que começam às 10 horas e seguem até às 15h para quem vai participar do Feirão.
A primeira palestra tem como tema "Em Tempo de Crise se diferencia quem tem Qualificação". Às 10h45, o assunto é "Como se Comportar Diante de Uma Entrevista".
Às 13 horas é possível conferir a palestra sobre "O Poder da Autoestima". "Os cuidados para uma Comunicação mais assertiva" é tema da palestra das 13h45.
A próxima palestra está prevista para 14h30 é intitulada "Como crescer no Mercado de Trabalho" e a última, às 15h, fala sobre "O que o empregador espera do colaborador".