Secretarias chamam aprovados para vagas reservadas em concurso da Educação
Edital da SAD e SED envolve candidatos que se autodeclararam negros ou índios para entrevista de verificação
Edital publicado nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial do Estado convoca os candidatos aprovados nas vagas reservadas do concurso público de provas para apoio à Educação Básica –os Administrativos da Educação. O chamamento partiu das Secretarias de Estado de Educação e de Administração e Desburocratização (clique aqui para ler) e envolve a entrevista de verificação, a fim de confirmar as autodeclarações de raça.
Nesta etapa, a declaração firmada pelo candidato no momento da inscrição poderá ser validada ou rejeitada, a partir da comparação de fenótipo ou verificação da Cédula Oficial de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança com o registro da etnia –no caso de indígenas, para os quais poderá ser usado para comprovação o Rani (Registro Administrativo de Nascimento de Índio) original, expedido pela Funai (Fundação Nacional do Índio) ou certidão de nascimento constando a etnia.
O exame será realizado em 15 de julho em dois locais diferentes. Os 51 candidatos que se autodeclaram negros devem comparecer ao Centro de Formação Mariluce Bittar (Rua dos Dentistas, 500, Tiradentes, em Campo Grande). Os 12 aprovados que informaram índios devem comparecer ao Órgão Central da SAD (Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, bloco 1, s/n, Parque dos Poderes).
Os candidatos serão atendidos conforme disposto nos anexos 1 e 2 do edital publicado nesta segunda, a partir das 8h30, no período da manhã, e 14h à tarde; devendo comparecer com antecedência mínima de 30 minutos do horário de fechamento, no fuso de Mato Grosso do Sul, portando documento de identificação com foto.
Quem não comparecer aos locais na data e hora definidos ou não tiver parecer favorável da comissão e verificação perderá o direito a concorrer às vagas reservadas e será incluído na ampla concorrência do processo seletivo, desde que sejam preenchidos outros requisitos do edital.