Sindicato denuncia abandono de 40 funcionários por empreiteira
A empreiteira Pedri & Santos, terceirizada da Vanguard, é acusada de abandonar 40 trabalhadores em um canteiro de obras, com salários atrasados e sem explicações. A denúncia é do Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliáro de Campo Grande).
De acordo com o presidente do sindicato, José Abelha Neto, a empreiteira deixou a obra sem dar satisfações aos funcionários e nem efetuar o pagamento dos salários de setembro e outubro. Todos os 40 são contratados com carteira assinada e precisam de uma definição sobre o trabalho.
“Consideramos a atitude dessas duas empresas um grande desrespeito aos trabalhadores e seus familiares. É inconcebível ao trabalhador ficar sem seus vencimentos mensais. São pais de famílias que sustentam mulher e filhos ”, afirmou Abelha.
De acordo com o Sintracom, foi feito contato com a Vanguard que afirmou que só "vai efetuar o pagamento dos direitos dos funcionários através de ação trabalhista". Abelha afirma que por ser subsidiária, a contratante precisa assumir o compromisso feito pela empresa terceirizada.
O sindicato pediu apoio e intervenção do MPT (Ministério Público do Trabalho), MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), por intermédio da SRTE/MS (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul) e até do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), para impedir que casos deste tipo sejam atendidos.
A reportagem entrou em contato com a Vanguard, que não respondeu até o fechamento desta matéria.