Exército já soma 10,7 toneladas de drogas apreendidas na Operação Ágata
O Exército Brasileiro já conseguiu apreender 10,7 toneladas de drogas durante a Operação Ágata, realizada desde a segunda-feira passada (13) nas áreas de fronteira do Brasil com o Paraguai e Bolívia em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso - chamada de área de operações Oeste.
Segundo a assessoria de comunicação do CMO (Comando Militar do Oeste), as maiores apreensões foram realizadas próximos às cidades de Maracaju - localizada a 160 km de Campo Grande - e Mundo Novo - que fica a 476 km da Capital.
O total de drogas apreendidas nesses trabalhos específicos não foram divulgados, nem em que situação ocorreram. Ao todo, são 10.793,5 kg de entorpecentes, sendo 10.758 kg de maconha e 34,9 kg de cocaína.
Além do combate ao tráfico, a Operação Ágata contempla também atividades do Aciso (Ações Cívico-Sociais), que consistem em atendimentos médico, odontológico e hospitalar às comunidades situadas em locais de difícil acesso, intensificando a presença do Estado.
Na área Oeste, os cerca de 3 mil militares que atuam na Operação distribuíram 17.534 medicamentos. Também foram feitos 707 atendimentos médicos, 306 odontológicos e 823 procedimentos diversos de prevenção de saúde.
Dentre os atendimentos realizados estão consultas, pequenas cirurgias, aferição de pressão, além de orientações sobre escovação, DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), uso de drogas e gravidez precoce. Ainda durante as Aciso, são realizadas campanhas de erradicação do mosquito Aedes aegypti.