Exército inicia Operação Ágata 11, de combate a crimes na região de fronteira
Marinha, Exército, Força Aérea e integrantes de órgãos de Segurança Pública federais, estaduais e municipais compõem a Operação Ágata 11, iniciada na manhã desta segunda-feira (13) com efetivo de três mil homens na área Oeste, que envolve Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A operação acontece às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e, devido ao evento, o Ministério da Defesa optou por uma mobilização que envolvesse toda a faixa de fronteira terrestre, e em áreas específicas de fronteira fluvial.
Durante a mobilização, militares vão combater os principais crimes transfronteiriços como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais.
A área Oeste será comandada pelo General de Exército, Paulo Humberto César de Oliveira, no Centro de Operações o Comando Militar do Oeste, em Campo Grande.
As ações serão realizadas entre as cidades de Comodoro, no Mato Grosso, e Mundo Novo, Sul de Mato Grosso do Sul, em uma extensão de aproximadamente 2.503 Km.
Há previsão de uso de helicópteros da Aviação do Exército e de apoio logístico para as forças empregadas. Serão realizadas Ações Cívico-Sociais em Cáceres, Corumbá, Ladário e Ponta Porã.
Na área de operações, além das agências federais, há ainda apoio de órgãos estaduais, como a Polícia Militar e Civil de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, GGIFron (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal, do Estado de MS), Sefaz (Secretaria de Fazenda Estadual), DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), entre outras.