ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Aeroporto Regional de Bonito recebe certificação operacional da ANAC

Reconhecimento pode ampliar números de turistas e empresas de transporte aéreo atuantes na região

Natália Olliver | 26/09/2022 14:55
Pista de decolagem do Aeroporto Regional de Bonito (Foto: D)
Pista de decolagem do Aeroporto Regional de Bonito (Foto: D)

O Aeroporto de Bonito recebeu, na última sexta-feira (23), a certificação operacional, que assegura a segurança, tanto na pista de decolagem, quanto no prédio do aeródromo Regional. O reconhecimento é concedido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e promete ampliar o número de empresas atuantes na região, assim como expandir a quantidade de turistas recebidos.

Ao todo foram gastos R$ 1,5 milhão para se adequar às normas exigidas pelo departamento. Entre as mudanças necessárias estavam a reforma do Terminal de Passageiros e da SCI (Seção Contra Incêndios). Além desses, para receber a certificação, o aeroporto também precisou readequar toda faixa preparada e faixa de pista.

De acordo com o Superintendente Viário da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), Derick Machado, o aeroporto passa da categoria 3C VFR (Visual), para 3C IFR (Instrumento).

A nova categoria evita o cancelamento de voos em dias chuvosos, ou com condições climáticas adversas. A mudança deve acabar com situações como as registradas de janeiro a agosto d de 2022, quando o aeródromo contabilizou o cancelamento de 13 voos por conta do mau tempo na região.

“Nesses casos, as aeronaves alternam para Campo Grande e os passageiros seguem viagem de ônibus/vans”, acrescentou Derick.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio, a certificação possibilita que outras companhias aéreas operem em Bonito, ampliando o número de turistas no maior destino do ecoturismo mundial.

“Os investimentos que fizemos no aeroporto permite maior segurança nas operações, evitando cancelamentos e, consequentemente, atraindo novos voos”, ressaltou.

Nos siga no Google Notícias