Aeroporto Regional de Bonito recebe certificação operacional da ANAC
Reconhecimento pode ampliar números de turistas e empresas de transporte aéreo atuantes na região
O Aeroporto de Bonito recebeu, na última sexta-feira (23), a certificação operacional, que assegura a segurança, tanto na pista de decolagem, quanto no prédio do aeródromo Regional. O reconhecimento é concedido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e promete ampliar o número de empresas atuantes na região, assim como expandir a quantidade de turistas recebidos.
Ao todo foram gastos R$ 1,5 milhão para se adequar às normas exigidas pelo departamento. Entre as mudanças necessárias estavam a reforma do Terminal de Passageiros e da SCI (Seção Contra Incêndios). Além desses, para receber a certificação, o aeroporto também precisou readequar toda faixa preparada e faixa de pista.
De acordo com o Superintendente Viário da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), Derick Machado, o aeroporto passa da categoria 3C VFR (Visual), para 3C IFR (Instrumento).
A nova categoria evita o cancelamento de voos em dias chuvosos, ou com condições climáticas adversas. A mudança deve acabar com situações como as registradas de janeiro a agosto d de 2022, quando o aeródromo contabilizou o cancelamento de 13 voos por conta do mau tempo na região.
“Nesses casos, as aeronaves alternam para Campo Grande e os passageiros seguem viagem de ônibus/vans”, acrescentou Derick.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio, a certificação possibilita que outras companhias aéreas operem em Bonito, ampliando o número de turistas no maior destino do ecoturismo mundial.
“Os investimentos que fizemos no aeroporto permite maior segurança nas operações, evitando cancelamentos e, consequentemente, atraindo novos voos”, ressaltou.