ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Alvo de operação, bandido comandava tráfico de dentro de presídio

Rogério Brites e outros três internos da PED estão entre 11 alvos de mandados da Operação La Catedral

Helio de Freitas, de Dourados | 17/11/2022 08:48
Agentes do Garras conduzem um dos presos na Operação La Catedral, hoje em Dourados (Foto: Adilson Domingos)
Agentes do Garras conduzem um dos presos na Operação La Catedral, hoje em Dourados (Foto: Adilson Domingos)

Entre os 11 alvos dos mandados de prisão no âmbito da Operação La Catedral, desencadeada nesta quinta-feira (17) pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, quatro já estavam recolhidos na PED (Penitenciária estadual de Dourados). Um deles é o chefe da organização, Rogério Henrique Brites, 31, o “Boquete”.

De dentro da maior penitenciária de Mato Grosso do Sul, “Boquete” comandava grupo criminoso acusado de tráfico de drogas, assaltos, homicídios e posse ilegal de armas.

Foi inspirado nele que a polícia nomeou a operação como “La Catedral”, em referência ao presídio onde o lendário traficante colombiano Pablo Escobar ficou preso antes de ser morto, na década de 90. Pablo Escobar mandou construir o presídio e de lá comandava uma rede mundial de tráfico de cocaína.

Monitorado por tornozeleira, preso na operação de hoje desce de viatura em delegacia (Foto: Adilson Domingos)
Monitorado por tornozeleira, preso na operação de hoje desce de viatura em delegacia (Foto: Adilson Domingos)

Na manhã de hoje, policiais civis saíram às ruas para cumprir os 11 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão. Além de Dourados, os mandados foram cumpridos em Douradina, Ivinhema e Rondonópolis (MT).

Com apoio do helicóptero do GPA (Grupamento de Policiamento Aéreo), a operação envolve policiais civis de Dourados, de Fátima do Sul, de Ponta Porã e de Naviraí.

Equipes do Garras ((Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros), Derf (Delegacia de Roubos e Furtos) e Deleagro (Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato) também apoiam as buscas.

De acordo com o delegado Erasmo Cubas, do SIG (Setor de Investigações Gerais), o grupo criminoso liderado por “Boquete” foi mapeado após a prisão da mulher dele, responsável em colocar as ações criminosas em prática.

Através de provas encontradas na casa da mulher, em setembro deste ano, a polícia mapeou os 23 locais das buscas feitas hoje e identificou os 11 alvos dos mandados de prisão. Segundo o delegado, os presos fazem parte do chamado “núcleo duro” da organização.

Em Rondonópolis, foram apreendidos R$ 12 mil em dinheiro e quatro celulares. Em Dourados, foram apreendidas porções de droga, mas polícia ainda não divulgou o balanço das apreensões feitas hoje.

Nos siga no Google Notícias