Antes da prisão, ex-vereador autuado por tráfico gravou vídeo
Jander Souza Patrocínio foi preso pela PRF na BR-163, com 3,8 toneladas de maconha e fuzil turco
Um dia antes da prisão por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, o ex-vereador de Araguari (MG), Jander Souza Patrocínio, publicou vídeo na rede social TikTok. Na mídia, obtida pela reportagem, o autuado em flagrante registrou sua passagem pela fronteira Brasil - Paraguai, em Ponta Porã.
Preso ao portar 3,8 toneladas de maconha e um fuzil na BR-163, em Naviraí, Jander passou por audiência de custódia e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva no fim da tarde desta quinta-feira (14).
De acordo com os autos, homologados pela 2ª Vara Criminal de Naviraí, distante a 359 quilômetros de Campo Grande, o juíz de Direito Eduardo Lacerda Trevisan levou em consideração a necessidade para aplicação da lei penal, para a investigação criminal e, nos casos expressamente previstos, para evitar a prática de infrações penais.
"Não se pode deixar de mencionar que, conforme relatado pelos policiais, a droga estava sendo levada para o município de Maringá (PR), ou seja, o transporte se daria entre estados diversos da federação. Além de que, o preso, conforme consta nos documentos juntados aos autos, teria pego as armas, as munições e os entorpecentes na região de fronteira com o Paraguai", diz o magistrado na análise do caso concreto.
Jander alegou residir em Coronel Sapucaia, município a 396 km da Capital popularmente conhecido como fronteira seca com o Paraguai, e não comprovou nos autos seu endereço e se possui emprego lícito.
Prisão - Por volta de 9h de ontem, os policiais rodoviários federais abordaram a Scania T/113 atrelada ao semirreboque, ambos com placas de Coronel Sapucaia, carregada com aveia a granel.
Desconfiados de grande quantidade de grãos vazando do reboque, os policiais decidiram vistoriar a carga e ao levantarem a lona encontraram os fardos de drogas e o fuzil Derya Arms com os carregadores e as munições. O entorpecente pesou 3.791 quilos de maconha e 15,7 quilos de skunk.
Jander Patrocínio informou aos policiais que havia carregado a aveia em Antônio João e durante a noite de ontem pegou a droga e a arma em uma mata na zona rural de Aral Moreira, também na linha internacional. Informou que receberia R$ 20 mil para entregar a droga e o fuzil com munições no Paraná.
Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News.