ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  14    CAMPO GRANDE 35º

Interior

Aparecida do Taboado e Amambai comemoram aniversário de 75 anos

Programação é de festa com shows ou parabéns coletivo, com distribuição de bolo nos municípios

Por Clara Farias | 28/09/2023 06:43
Monumento dá boas-vindas a Aparecida do Taboado, terra dos "60 dias apaixonado". (Foto: Jornal do Bolsão) 
Monumento dá boas-vindas a Aparecida do Taboado, terra dos "60 dias apaixonado". (Foto: Jornal do Bolsão)

Dois municípios de Mato Grosso do Sul celebram o 75° aniversário nesta quinta-feira (28), Aparecida do Taboado, localizado na região leste, e Amambai, na região sul. A programação nos municípios é de shows e parabéns coletivo.

Aparecida do Taboado, conhecida como "terra dos 60 dias apaixonado" ou "Princesinha de Mato Grosso do Sul" tem 27.614 mil habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os primeiros registros históricos foram datados por volta dos anos 1830 e 1838, quando os primeiros migrantes da região, vindos de São Paulo e Minas Gerais, por ali habitaram.

O povoado Porto Taboado surgiu em 1900, às margens do Rio Paraná e posteriormente, um pouco distante do rio, foi iniciado um novo povoado com o nome de Lagoa Suja, hoje, Aparecida do Taboado. Lagoa Suja foi elevada a distrito em 1926, e 22 anos depois, o município foi criado.

Na programação do município estão previstos shows de Zinegaly, de quinta a sábado, além de Sambô na sexta-feira (29) e Jads e Jadson no sábado (30).

Vista aérea de Amambai, a "Cidade Crepúsculo" (Foto: Divulgação)
Vista aérea de Amambai, a "Cidade Crepúsculo" (Foto: Divulgação)

Localizado a 351 quilômetros de Campo Grande, Amambai, conhecida como "Cidade Crepúsculo", se origina com a força econômica da erva-mate. De acordo com a página do município, a cidade foi elevada a distrito de Ponta Porã em 1914 e em 1948 foi criado o município de Amambai, que se destacou na região e começou a atender distritos de Iguatemi, Tacuru, Coronel Sapucaia e Paranhos. Amambai possui 39.325 mil habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE.

Segundo o município, a cidade coleciona crises após a proibição da Argentina da importação de erva-mate brasileira. Como em 2005, que foi registrada febre aftosa, quando foi suspendida a importação da carne brasileira e afetou Amambai. Sua economia está concentrada na agropecuária, com rebanho estimado em 350 mil bovinos e 70 mil hectares cultivados.

Para comemorar o aniversário, a programação é de bolo e parabéns na Praça Coronel Valêncio de Brum, às 14h. A Trupe Guavira realizará a apresentação do espetáculo "Meu Lugar é Aqui", mas o horário não divulgado pela prefeitura.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias