ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após operação da PF, 15 são transferidos de presídio em Dois Irmãos do Buriti

A Agepen faz parte da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado que é gerida pela Polícia Federal

Por Lucia Morel e Ana Paula Chuva | 29/01/2024 15:54
Fachada da penitenciária de Dois Irmão do Buriti, presídio alvo da operação deflagrada nesta manhã (Foto: Divulgação)
Fachada da penitenciária de Dois Irmão do Buriti, presídio alvo da operação deflagrada nesta manhã (Foto: Divulgação)

Após a Operação Sola Carcerem nesta manhã no PDIB (Presídio de Dois Irmãos do Buriti), administrado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), 15 presos foram transferidos para outras unidades prisionais. A agência, entretanto, por questões de segurança, afirmou que não vai divulgar o destino deles.

A Agepen faz parte da Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), que é gerida pela PF (Polícia Federal) e hoje de manhã deflagrou operação contra “escritório” instalado na Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti. De lá, os presos aplicavam diversos golpes por meio de sites de vendas e marketplace, tendo como principal foco a venda de maquinários agrícolas.

Em nota, a agência afirma que ela integra a Ficco e “dessa forma, as ações realizadas já estão integradas com as providências adotadas pela agência penitenciária no combate a práticas ilícitas”.

Além da penitenciária, os mandados de busca e apreensão são em quatro residências, três delas são de servidores públicos estaduais. Os alvos são investigados por envolvimento em crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas.

A operação recebeu o nome de “sola carcerem” do latim, que significa “presídio dominado”, e seu nome decorre da atuação das forças policiais para coibir e fazer cessar a prática de crimes. Cerca de 100 policiais das forças de segurança federais e estaduais estão empenhados nesta ação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias