ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  11    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Após protesto de enfermeiros, secretária atribui mudanças a corte de gastos

De acordo com a pasta, alterações foram feitas para reduzir custos visando o princípio da economicidade

Clara Farias | 11/08/2023 12:53
Manifestação realizada no centro de Terenos nesta quinta-feira (Foto: Direto das Ruas)
Manifestação realizada no centro de Terenos nesta quinta-feira (Foto: Direto das Ruas)

Após protesto de enfermeiros, a Secretaria de Saúde de Terenos alega que mudanças foram feitas para contenção de gastos. A manifestação aconteceu nesta quinta-feira (10), onde um grupo se manifestou na região central de Terenos com faixas que traziam frases incluindo: "A enfermagem de Terenos sangra". O município fica localizado a 31 quilômetros da Capital.

A secretária de Saúde de Terenos, Aryanni Pammela Pulchério Abreu, relatou ao Campo Grande News, por meio de nota, que as mudanças foram realizadas visando o princípio da eficiência e economicidade e justifica que a "relação vertical", entre a administração pública e funcionários, é uma obrigação do gestor público.

Sobre a troca de escala de 12x60 para 12x36, a secretária conta que foi realizada porque o modelo de escala anterior trazia prejuízo ao município "pois com a mesma, seria necessária a contratação de mais profissionais devido aos intervalos de descanso exageradamente longos".

De acordo com a secretária, o modelo anterior de escala não cumpria a carga horária da equipe de enfermagem, o que constitui ato de improbidade administrativa.

A secretaria alega que o adicional de insalubridade foi regulamentado pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (P.C.C.S), que foi elaborado em conjunto com profissionais e Sindicato dos Funcionários e Servidores da Prefeitura Municipal de Terenos (SISMENTER). Segundo a pasta, os funcionários teriam ciência e anuência das mudanças que foram realizadas pelo plano. "O P.C.C.S trouxe melhorias, como regulamentação e aumento salarial, gratificação por evolução educacional", pontuou a secretária.

Ainda conforme a secretária, as equipes de técnicos de enfermagem foram readequadas de acordo com o cálculo de profissionais da enfermagem, em que foi substituído um técnico de enfermagem por um enfermeiro.

A manifestação - Os enfermeiros se reuniram na área central de Terenos para reivindicar que as mudanças realizadas pela prefeitura prejudicam os trabalhadores. Eles relatam que a mudança de escala atrapalha quem tem mais de um emprego, e que foram avisados sobre a mudança em cima da hora. Ainda de acordo com os manifestantes, a redução do adicional de insalubridade foi feita de forma brusca, no início do ano. A categoria também reclama da redução de equipes de técnicos de enfermagem nos plantões diurnos e noturnos no posto 24h da cidade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias