Assustada, onça entra em residência e se esconde no banheiro
Animal foi sedado e recolhido em segurança pela polícia de Paranaíba
Uma onça-parda foi encontrada em uma residência em Paranaíba, a 407 quilômetros de Campo Grande, escondida no banheiro dos fundos da casa. O Corpo de Bombeiros foi acionado pela manhã desta sexta-feira (18) para "socorrer um animal de grande porte" e quando chegou ao local, se surpreendeu com a oncinha.
A casa fica na região central da cidade, na Avenida Getúlio Vargas. Quando perceberam que se tratava de uma onça, os Bombeiros acionaram a Polícia Militar, PMA (Polícia Militar Ambiental) e veterinários.
Com ajuda de dardos, o animal foi sedado e, quando dormiu, a equipe o recolheu em uma caixa de contenção. Para a PMA, a dona da casa afirmou que deu de cara com a onça quando foi até o banheiro, mas não houve ataque.
Após sedarem o animal, os técnicos a analisaram e perceberam que se tratava de um macho adulto. Ele não apresentava ferimentos e estava em ótimo estado de saúde. A PMA de Aparecida do Taboado levou a onça para uma reserva distante da cidade, seu habitat natural, onde ela será solta assim que o efeito do anestésico passar e o médico veterinário autorizar.
De acordo com os Bombeiros, não é comum aparição de onças em áreas urbanas de Paranaíba, só de animais silvestres, como cobras.
Outro caso - Em julho deste ano, uma família encontrou uma jaguatirica deitada no quarto de criança, após ter deixado a janela do cômodo aberto. O caso aconteceu em Nioaque, a 185 quilômetros de Campo Grande.
Para manter o animal no local até a chegada do socorro, os moradores fecharam a janela do local. Durante o resgate, os policiais constataram que o animal se tratava de uma fêmea adulta da espécie Felis pardalis, ou Leopardus pardalis, mais conhecida como jaguatirica.
*Matéria atualizada às 15h25 para acréscimo de informações