Blitz da covid-19 acaba com três festas e interdita comércio por 120 horas
Aglomerações estão proibidas e pessoas descumpriam toque de recolher a partir das 21h
Blitz da covid-19, realizada na noite desta sexta-feira, na cidade de Nova Andradina, distante 301 quilômetros de Campo Grande, acabou com três festinhas, dispersou aglomerações em praças e interditou comércio por 120 horas. Os envolvidos descumpriam normal de prevenção contra o novo coronavírus e o toque de recolher, estabelecido a partir das 21h.
Conforme o setor de fiscalização de posturas do município, ao todo, foram dadas 35 orientações, foram feitas dispersões em praças, uma interdição comercial de 120 horas e 3 festas interrompidas.
A blitz foi realizada pela prefeitura em parceria com as forças de segurança com a finalidade de dar cumprimento aos decretos municipais que estabelecem normas de segurança e saúde para evitar o avanço da covid-19. Das 16 pessoas contaminadas na cidade, duas morreram.
Para realização da ação, os órgãos envolvidos participaram de uma reunião no Paço Municipal para dividir as equipes e definir estratégias de atuação nos bares, lanchonetes, conveniências, supermercados, praças, entre outros estabelecimentos públicos e privados.
Participaram da operação servidores das Secretarias Municipais de Saúde e Serviços públicos (fiscalização de posturas), Procuradoria Geral do município, com apoio da Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Força Tática e Promotoria de Justiça.
Quatro equipes percorreram os quadrantes da cidade. A fiscalização teve como foco central o cumprimento do horário do toque de recolher, às 21 horas, e proibição de festas e eventos com aglomeração.
Contudo, as abordagens também orientaram com relação ao uso de máscaras, utilização o álcool em gel, distanciamento de 2 metros entre mesas, capacidade reduzida em 50% da lotação.
Boletim epidemiológico divulgado neste sábado, registrou 9.910 casos confirmados em Mato Grosso do Sul, sendo 114 óbitos.