Brasileiros enfrentam fila por vaga em curso de medicina no Paraguai
Desde a madrugada de ontem, pelo menos 300 jovens brasileiros formam fila em frente a uma universidade de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande, para tentar estudar medicina no Paraguai.
Enquanto no Brasil cursar medicina custa em média R$ 5 mil de mensalidade nas principais universidades de São Paulo e Rio de Janeiro, em Pedro Juan Caballero o gasto sai por menos de R$ 1 mil por mês.
De acordo com o site Amambay Digital, o grande número de brasileiros esperando para se candidatar a uma das 200 vagas abertas pela faculdade chamou a atenção dos moradores da cidade.
Os estudantes começaram a chegar por volta de 7h de ontem e em poucos minutos a fila na calçada de um hotel chegava a cem metros. Muitos passaram o dia e a noite no local, aguardando a abertura das inscrições.
Brasileiros disseram ao site Amambay Digital que o curso de medicina dessa faculdade é considerado o melhor na hora de conseguir a validação do diploma no Brasil.
Existem pelo menos dez mil brasileiros cursando medicina em Pedro Juan Caballero. O setor cresceu tanto que os empresários locais veem nessa área uma oportunidade para o desenvolvimento econômico da cidade sem depender tanto do comércio de importados.