Cemitério de carcaça de bois leva à suspeita de abate clandestino
Marcas de tiros foram encontradas nas carcaças, evidenciando suspeita de abate
A Polícia Civil encontrou um cemitério de ossadas e carcaças de cerca de 25 bovinos, a maioria com sinais de abate com tiro. O flagrante aconteceu durante operação de combate ao roubo de gado na região de Brasilândia, a 366 quilômetros de Campo Grande.
O cemitério foi encontrado em propriedade rural, onde os policiais cumpriam um dos três mandados de busca e apreensão deflagrados na operação. Participaram da ação equipes das polícias civil de Brasilândia, Bataguassu e Santa Rita do Pardo.
Ainda na fazenda, dentro do freezer, também foi encontrada grande quantidade de carne bovina sem procedência. O proprietário foi autuado e preso, após ser flagrado com munições de calibre .38 e valores em dinheiro, caracterizando posse ilegal de munição de uso permitido.
Em outro endereço, também foi apreendido revólver .38. A arma foi registrada para exame pericial para apurar se foi utilizada recentemente no abate e furto de bovinos. O morador tem registro de CAC (caçador/colecionador/atirar), e a polícia investiga se ele usava da prerrogativa que detinha de transportar armas sob pretexto de caça de espécies invasoras para abate de bovinos. No local ainda foi verificada a existência de grande quantidade de carne sem procedência.
De acordo com a Polícia Civil, a operação deflagrada hoje é fase ostensiva de investigação sobre tentativa de roubo de gado ocorrida em Brasilândia em dezembro de 2022.
Agora, a investigação é se os suspeitos tem participação em outros furtos e abates de bovinos. A Polícia Civil solicita que quem tenha informações sobre crimes de furto de gado, posse de armas ilegais ou outras infrações penais que denuncie anonimamente por meio do WhatsApp pelos telefones: (67) 99919-5990 ou (67) 99987-9169. O sigilo é absoluto.